O trabalho flexibilizado do professor EBTT na educação profissional e tecnológica:

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14750

Palavras-chave:

Institutos Federais, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores

Resumo

O artigo trata da discussão da formação do professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) abordando suas condições de trabalho flexibilizado na Rede Federal, objetivando-se discutir como o docente multitarefa, que exerce suas atividades de ensino, pesquisa, extensão, e gestão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) atuando com os alunos que tem especificidades peculiares, idade e origem social diversificadas. A partir de uma revisão bibliográfica, apresenta-se a legislação que rege a matéria da EPT. Com a finalidade de contribuir para a ampliação do debate, trata-se de uma demanda complexa e necessária relacionada à formação e capacitação dos docentes, destacando sua importância na promoção de uma formação e condições de trabalho que não se limitem às exigências do capital e do mercado.

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Biografia do Autor

Jeferson Luís Marinho de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutor em Educação e Mestre em Educação pela UNISINOS - RS (Capes 7). Membro do Grupo de Pesquisa: Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar (UNISINOS); NESI - Núcleo de estratégia, sustentabilidade e inovação (IFPI) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica(IFPI). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí (1993) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (2001). Especialista em Desenvolvimento Gerencial (UFPI/2001) e Docência do Ensino Superior (UESPI/2002). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Material e Patrimonial, Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico. Na Pós-Graduação atua na linha de pesquisa em Organização e Memória da EPT. Exerceu as funções de Gerente de Ensino no IFTO e Presidente da Comissão de Processo Seletivo do IFTO e Diretor de Ensino no Campus de Parnaíba, IFPI, de 2008 a 2012. É avaliador externo de cursos graduação do SINAES (INEP/MEC) Conforme Portaria Nº 486, DE 7 DE JUNHO DE 2018

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Publicado

08.09.2025

Como Citar

LOPES, Guilherme Andrade; CARVALHO, Jeferson Luís Marinho de. O trabalho flexibilizado do professor EBTT na educação profissional e tecnológica:: uma revisão integrativa . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e14750, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.14750. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14750. Acesso em: 16 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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