Os desafios da formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica na Pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14297

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica; Formação docente; Tecnologias digitais; Covid-19; Pandemia.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar o panorama da formação docente no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) diante da conjuntura de eclosão da pandemia de Covid-19. Há necessidade de conhecer as investigações científicas sobre o tema em questão para desvendar possibilidades e problemáticas que configuram o delineamento da formação dos docentes em EPT no contexto pandêmico. Para delimitar o corpus da investigação, o recorte temporal abrangeu os anos de 2020 e 2021. Os estudos indicaram que essa formação necessita de um novo redirecionamento em sua estrutura, em seus princípios, em suas metodologias e em suas dinâmicas para o enfrentamento de novos desafios nas formas de ensinar e aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Mário Lopes Cardoso, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (1998) e graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (2011). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Goiás (2000), Matemática e Estatística pela Universidade de Lavras (2001), Gestão Empresarial e de Negócios pela Universidade Católica de Goiás (2007), Tecnologia em Educação pela Puc-Rio (2010) e Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente, é mestrando do curso Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) IF Goiano - Campus Ceres, com pesquisa na área de Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado. É professor do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, desde 1999, lotado no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Maria Tereza Garcia Neta Bento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão escolar, práticas pedagógicas e docência.

Matias Noll, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2017). Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é Editor de cinco revistas internacionais (Plos One,Frontiers in Pain Research, Pharmacogenomics Research and Personalized Medicine, Journal on Teaching Engineering e Journal of Human Growth and Development) e parecerista de mais de 35 periódicos científicos nacionais e internacionais. É professor e pesquisador do Instituto Federal Goiano, onde executa 7 projetos de pesquisa, 4 projetos de extensão e 1 projeto de ensino. Tem experiência em gestão tendo atuado como Coordenador de Iniciação Científica e participado de Comitês Científicos, Comitê de Ética e Conselho Superior atualmente participa do Conselho Editoral da Editora do IF Goiano e é coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Saúde Pública, Epidemiologia, Bioengenharia, Educação Física e Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: postura corporal, biomecânica, avaliação, saúde da criança e do adolescente, dor, revisão sistemática e educação profissional e tecnológica.

Emmanuela Ferreira de Lima , Instituto Federal da Paraíba-Campus Princesa Isabel

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2009). Concluiu o primeiro Pós-doutorado em 2011, na Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (SISSA), em Trieste-Itália, concluiu o segundo Pós-doutorado na Universidade de São Paulo em 2013. Concluiu o terceiro Pós-doutorado em 2019, na Universidade de Modena e Reggio Emilia, em Modena, na Itália, onde atuou no desenvolvimento de recursos didáticos e tecnológicos para o aprendizado de Química. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal da Paraíba, campus Princesa Isabel, professora efetiva do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede (PROFEPT). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: antibióticos, potencial terapêutico e mecânica quântica. Atua também na área de ensino em que usa as TIC como metodologia para melhoramento do processo ensino-aprendizagem de Química.

Flávio Coelho Borges Cardoso , Instituto Federal Goiano - Campus - Ceres

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1992), graduação em Licenciatura Plena Com Habilitação Em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Graduando em Direito pela UniEvangélica. Especialista em Controladoria e Finanças pela PUC-GO, Mestre em Administração pela PUC - Minas e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília - UNB / Universidad Jaume I - UJI - Espanha. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Docente permanente credenciado junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Tem experiência na área de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Arranjos Produtivos Locais ou Clusters, Spin-Offs, Direito Penal, Administrativo e Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de professores para a Educação Profissional e tecnológica e a necessária atitude docente integradora. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. (Org.). Coleção didática e prática de ensino: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 479-496.

ARBEX, Quéren dos Passos Freire; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Podcast Edutec: tecnologias e ensino, pesquisa e extensão em debate. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Áudio. 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586310. Acesso em: 26 abr. 2021.

BAPTAGLIN, Leila Adriana; ROSSETTO, Gislaine A. Rodrigues da Silva; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e da aprendizagem da docência. Educação, UFSM, v. 39, n. 2, p. 415-426, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Covid-19 no Brasil. 2021. Disponível em: https://co-vid. saude.gov.br/. Acesso em: 11 set. 2022.

COLOVINI, Cristian Ericksson; BRANCHER, Vantoir Roberto. Educação profissional em contextos prisionais. Aula digital. 2021. Disponível em: https://www.educapes.capes.gov.br/handle/capes/586887. Acesso em: 26 mar. 2021.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. 2020.

COSTA, Ademárcia Lopes de Oliveira; SANTOS, Adriana Ramos; MARTINS, Joseane Lima. A formação docente: por uma prática educacional libertadora. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 3, p. 1193-1204, 2020.

DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Vitória, v. 2, n. 2, p. 6-19, 2018.

DOMINGUES, Alex Torres. A interiorização da EAD nas instituições públicas de educação no Estado do Mato Grosso do Sul: Avanços e perspectivas. Horizontes, revista de educação. v. 7, n. 14, 2019.

ERICKSON, Frederick. A History of Qualitative Inquiry in Social and Educational Research. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. The SAGE Handbook of Qualitative Research. 5. ed. Thousand Oaks -EUA: SAGE Publications, 2018.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa et al. Usos de tecnologias da informação e comunicação no ensino superior em Enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Information Science, n. 15, p. 8, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/jhgd/article/view/14647. Acesso em: 30 ago.2024.

GESTRADO. Trabalho docente em tempos de pandemia – relatório técnico. GESTRADO/UFMG, 2020. Disponível em: https://www.uncme.org.br/Gerenciador/kcfinder/upload/files/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v02.pdf. Acesso em: 18 ago. 2022.

JOYCE, Cassandra; MOREIRA, Marília; ROCHA, Sinara. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de Covid19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-29, 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2009.

LIMA, Maricéia Ribeiro; TORREÃO, Marco Antonio Goiabeira. Formação de Professores para uso da TDIC: Uma revisão de Literatura. In: SENHORAS, Elói Martins (Org.). Políticas públicas na educação e a construção do pacto social e da sociabilidade humana. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; VIEIRA, Lygianne Batista. Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Revista Participação, UnB, n. 34, p. 171-173, novembro de 2020.

OCAÑA-FERNANDEZ, Yolvi; FUSTER-GUILLÉN, Doris. The bibliographical review as a research methodology. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 14, n. 33, e15614, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15614. Acesso em: 11 abr. 2024.

ORTH, Miguel Alfredo; SARMENTO, Dirléia Fanfa; MANGAN, Patrícia Kayser Vargas. Formação continuada de professores e a informática na educação: uma visão geral sobre dissertações e teses. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 17, n. 3, p. 497-516, set.-dez. 2011.

PACHECO, Lílian Fernanda; NOLL, Matias; MENDONÇA, Carolina Rodrigues. Challenges in teaching human anatomy to students with intellectual disabilities during the Covid‐19 pandemic. Anatomical Sciences Education, v. 13, n. 5, p. 556, 2020. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.1991. Acesso em: 30 ago. 2024.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

REIS, Caroline Rezende dos. Let us play: uma proposta de formação continuada virtual para docentes de Educação Física. Dissertação de mestrado, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597395. Acesso em: 26 abr. 2021.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

SILVEIRA, Elis Regina Hamilton. Tutorial bilíngue do SIGAA – Módulo discente para estudantes surdos do IFSC. Dissertação de Mestrado. Instituto Federal de Santa Catarina, 2021.

SILVEIRA, Erika et al. The need to use mortality, and not case-fatality, to compare COVID-19 deaths worldwide. International Journal of Preventive Medicine, v. 13, n. 1, p. 49, 2022. Disponível em: https://journals.lww.com/ijom/fulltext/2022/13000/the_need_to_use_mortality,_and_not_case_fatality,.49.aspx. Acesso em: 30 ago. 2024.

SINKOVICS, Rudolf; ALFOLDI, Eva. Facilitating the Interaction Between Theory and Data in Qualitative Research Using CAQDAS. In: SYMON, Gillian; CASSELL, Catherine. Qualitative Organizational Research: Core Methods and Current Challenges. London: SAGE Publications, 2012.

SIQUEIRA, Romilson Martins; DOURADO, Luiz Fernandes. Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Retratos da Escola, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 842–857, 2021. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1211. Acesso em: 29 ago. 2022.

SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias digitais na educação. 21. ed. Campina Grande-PB: Editora da Universidade Estadual da Paraíba-EDUEPB, 2011. 278 p.

SOUTO, Xênia. COVID-19: Aspectos gerais e implicações globais. Revista de Educação, Ciência e tecnologia de Almenara/MG, v. 2, n. 1, p. 12-36, 2020.

SOUZA, Aline Christiane Oliveira. Formação Continuada com enfoque colaborativo - Ensino Médio Integrado: conceitos, princípios e práticas. Campo Grande – MS, 2021. Produto educacional (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul- IFMS, Campus Campo Grande, 2021.

STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TAVARES, José. A formação como construção do conhecimento científico e pedagógico. In: SÁ-CHAVES, Idália (Org.). Percursos de formação e desenvolvimento profissional. Portugal: Porto Editora, 1997, p. 59-73.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

SOUZA, Heloisia Carneiro de; CARDOSO, Luiz Mário lopes; NOLL , Matias; LIMA , Emmanuela Ferreira de; CARDOSO , Flávio Manoel Coelho Borge. Os desafios da formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica na Pandemia de Covid-19. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14297, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14297. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14297. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.