Divulgação Científica como área de interesse para formação profissional
Palavras-chave:
Divulgação científica, Educação, Formação, Pesqusia de campo, Pós-graduaçãoResumo
Com o objetivo de dimensionar em termos quantitativos a demanda por formação profissional no Brasil na área de Educação e Divulgação Científica (EDC) e compreender a natureza qualitativa deste interesse, este estudo exploratório mostrou significativa procura por esse tipo de formação, preferencialmente na modalidade à distância. Análise qualitativa das respostas de questionário aberto amplamente divulgado pelas redes sociais mostrou que as principais razões pelo interesse em um curso de EDC são: promover possível progressão profissional, intenção de produzir novos saberes na área, e combater Fake News. Conclui-se que um novo curso de especialização nesta área deve estar atento às demandas apontadas neste estudo e contemplar assuntos como ludicidade e diversidade em suas temáticas centrais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, C. M. M. D.; PROCHNOW, T. R.; LOPES, P. T. C. O uso do lúdico no ensino de ciências: jogo didático sobre a química atmosférica. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 228-239, 07/01 2016. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/10161. Acesso em: 24 de maio de 2022.
ANTUNES, M. C. S. et al. Educação dos profissionais da saúde através da EaD: um olhar no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 6, p. 9-18, 04/04 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3478. Acesso em: 24 de maio de 2022.
BAPTISTA, G. C. S. Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso. Ciência & Educação (Bauru). 21: 585-603 p. 2015.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo - Brasil: Edições 70, 2011. 279.
CAIXETA, J. E. et al. Jogos digitais, ludicidade e ensino de ciências: a experiência formativa do Educgame. Ciências em Foco, v. 12, n. 1, 06/25 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9885. Acesso em: 24 de maio de 2022.
COMARU, M. W. A educação inclusiva na formação dos novos professores de ciências. In: EDIFES (Ed.). Ensinando a ensinar ciências: reflexões para docentes em formação. Vitória - Brasil: Edifes, 2017. p.133-145. ISBN 978-85-8263-195-9.
COSTA, D. A educação para a cidadania digital na escola: análise multidimensional da atuação dos professores enquanto mediadores da cultura digital nos processos de ensino e de aprendizagem. 2019. (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
COSTA, D. L. D.; BUENO, J. L. P.; GOMES, M. A. D. O. O discurso da área de saúde sobre a educação a distância frente aos princípios da educação e trabalho. Revista HISTEDBR On-line, v. 15, n. 66, p. 307-320, 02/26 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643717. Acesso em: 28 de abril de 2022.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 19a. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
IFRJ. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pós-Graduação lato sensu em Educação e Divulgação Científica - campus Mesquita. Resolução 26/2016. JANEIRO, I. F. Rio de Janeiro 2016.
MASSARANI, L.; ROCHA, M. Ciência e mídia como campo de estudo: uma análise da produção científica brasileira. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 41, n. 3, p. 33-49, 2018-09 2018. ISSN 1809-5844. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000300033〈=pt .
NASCIMENTO, H. A.; GOUVÊA, G. Diversidade, Multiculturalismo e Educação em Ciências: Olhares a partir do Enpec. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, n. u, p. 469-496, 07/03 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/19614. Acesso em: 24 de maio de 2022.
PAIS, H. M. V. et al. A contribuição da ludicidade no ensino de ciências para o ensino fundamental. Brazilian Journal of Development. Curitiba. 5: 1024-1035 p. 2019.
PEREIRA, G. R. et al. ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA DO IFRJ: o papel social de um centro de ciências na Baixada Fluminense. In: PEREIRA, M. V. e RÔÇAS, G. (Ed.). As nuances e o papel social dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: lugares a ocupar. João Pessoa: Ed. IFPB, 2018. chap. 8, p.232-268. ISBN 978-85-5449-011-9.
SANTOS, P. C.; ALMEIDA, M. E. B. T. M. P. D. Educação e fake news: construindo convergências. Revista Exitus, v. 10, n. 1, p. e020057, 07/30 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1216. Acesso em: 24 de maio de 2022.
SENA, F. D. C de. Relato de experiências pedagógicas de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância no curso de licenciatura em letras espanhol do IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 5, p. 20-31, 01/25 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3121. Acesso em: 28 de abril de 2022.
SOUZA, F. D. C. S.; MEDEIROS NETA, O. M. D. Educação profissional e tecnológica no brasil no século XXI: expansão e limites. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 2, p. 109-125, 09/24 2021. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1222. Acesso em: 20 de outubro de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.