EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE ATRAVÉS DA EAD: UM OLHAR NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3478

Palavras-chave:

EAD, Saúde, Educação Profissional .

Resumo

pesquisa apresenta uma análise quantitativa dos cursos de aperfeiçoamento voltados para educação continuada dos profissionais de saúde no Rio Grande do Norte (RN) através da Educação à Distância (EaD), nas principais Instituições de Ensino Superior (IES) do RN e uma análise qualitativa referente as justificativas, aos objetivos dos cursos e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) utilizados pelos IES. Para isso, foi realizada uma pesquisa básica, do tipo exploratório, através de pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de textos descritivos nos sites oficiais das IES que apresentam os cursos de aperfeiçoamento na área de saúde. A análise da pesquisa foi realizada através da coleta de dados sobre o quantitativo das ofertadas nas IES desses cursos na modalidade presencial e EaD; a partir dos tipos de AVA utilizados nesses cursos e também através da leitura crítica-reflexiva dos conteúdos referentes a justificativa do curso e os objetivos destes para atuar na modalidade EaD. A pesquisa mostrou que no IES privadas ainda estão presas uma metodologia tradicional da EaD, metodologia e-Learning, e isso colabora para uma não aceitação da EaD não só na formação continuada como também na formação inicial dos profissionais na área de saúde e aponta que as IES públicas procuram uma aprendizagem colaborativa e interativa, metodologia Educação on-line, mas os cursos estão atrelados a esfera de gestão da saúde pública e falta cursos para o aperfeiçoamento da prática profissional do cotidiano.

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Publicado

2016-04-04

Como Citar

ANTUNES, M. C. S.; GOMES, H. R.; GOMES, E. P. F.; ANTUNES, N. de S. EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE ATRAVÉS DA EAD: UM OLHAR NO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 9–18, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2013.3478. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3478. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS