Questões de gênero na formação de professores em nível médio técnico
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13166Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Estudos de Gênero, Formação de Professores.Resumo
Neste artigo, ambicionou-se refletir sobre questões de gênero em um Curso Técnico de Formação de Professores em nível Médio de uma escola privada do Rio de Janeiro. Para isso, elaboramos, aplicamos e avaliamos uma Sequência Didática. Acreditamos que a abordagem do gênero pode contribuir para uma formação crítica de professores em nível Médio. Para tanto, construímos a pesquisa a partir de uma visão qualitativa e intervencionista. Os dados foram gerados através da adoção de instrumentos e técnicas de pesquisa como questionário, grupo focal e o diário do pesquisador. Para a análise dos resultados, utilizou-se a Análise Dialógica do Discurso.
Downloads
Referências
AMORIM, Marcel Alvaro de; NASCIMENTO, Débora Ventura Klayn; SANTOS, Maxwell Souza dos. A leitura literária no livro didático de português: uma análise dialógica. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 10, n. 1, p. 53-79, jan. 2021.
AMORIM, Marcel Alvaro de; SOUTO, Victor Alexandre Garcia. A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica. Bakhtiniana, São Paulo, 15 (4): 98-121, out./dez. 2020.
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade. Coordenação Djamila Ribeiro. Belo Horizonte: Letramento, 2018.
BORTOLINI, Alexandre et al. Trabalhando Diversidade Sexual e de Gênero na Escola: Currículo e Prática Pedagógica. Rio de Janeiro: Instituto de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do ‘sexo’. In: LOURO, G. L. (org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 191-219.
BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; ZANATTA, Shalimar Calegari; NGASHIMA, Lucila Akiko. A implementação da Base Nacional Comum Curricular no contexto das políticas neoliberais. Curitiba: Appris, 2018.
BRASIL. Caderno escola sem homofobia. Brasília, DF: MEC, 2009.
BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Poder Executivo, Brasília, DF, 20 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas, ano 10, p. 171-188, 2002.
DENZIN, Norman K. e LINCOLN, Yvonna S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.
FERREIRA, Maria Aparecida Gomes. “Nós Não Somos Feministas. Só Queremos Ser Reconhecidas como Pescadoras”. Revista Linguagem em Foco, v. 11, n. 2, p. 148-164, 23 mar. 2020.
HATTGE, Morgana Domênica; KLEIN, Rejane Ramos. Diferença e inclusão na escola. Curitiba, PR: CVR, 2015.
HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo soc. 2014, vol.26, n.1, pp.61-73.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, Campinas, v. 19, n. 2, p. 17-23, agosto de 2008.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
MARETTO, Milena; WITTKE, Cleide Inês; CORDEIRO, Glaís Sales. Dialogando sobre as (trans)formações docentes: (dis)cursos sobre a formação inicial e continuada. In: MARETTO, Milena; WITTKE, Cleide Inês; CORDEIRO, Glaís Sales. (Orgs.) Dialogando sobre as (trans)formações docentes: (dis)cursos sobre a formação inicial e continuada. Campinas: Mercado de Letras, 2018.
MELO, Glenda Cristina Valim de; PAULA, Luciane de. Apresentação. Dossiê Discursos de Gênero, Sexualidade e Raça. Cadernos Discursivos. Catalão-GO, v. 1 n 1, p.1-7, 2019.
MELO, Glenda Cristina Valim de; ROCHA, Luciana Lins. Onde ficam raça e gênero na BNCC do ensino médio? A homogeneização da diferença. In: AMORIM, M. A. de; GERHARDT, A. F. L. M. (Orgs.) A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes Editores, 2019.
MÉSZÁROS, István. A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
NETO, Jorge Megid; TEIXEIRA, Paulo marcelo Marini. Uma proposta da tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Bauru, Ciência e Educação, v.23, n.4, p.1055-1076, 2017.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
SOBRAL, Adail.; GIACOMELLI, Karina. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso - ADD. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 3, p. 1076-1094, 2016.
SOARES, Zilene; MONTEIRO Simone; Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidade e desafios. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 73, p. 287-305, jan./fev. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.