Projeto sobre educação financeira: contribuições para uma formação emancipadora no Ensino Médio Integrado no IFSP – campus sertãozinho
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11722Palavras-chave:
Formação integral, Projeto integrador, Educação financeira, InterdisciplinaridadeResumo
O objetivo da pesquisa foi investigar as contribuições para a aprendizagem, autonomia e pensamento crítico do estudante, de um projeto integrador denominado “Minha casa, minha dívida!”, abordando conhecimentos sobre educação financeira de maneira interdisciplinar e contextualizada. A metodologia empregada durante as fases de desenvolvimento e análise do projeto foi quanti-qualitativa baseada em elemento da pesquisa-ação. Os resultados obtidos demonstram que houve aprendizagem dos conteúdos abordados e que o projeto contribuiu para a formação integral, principalmente com a capacidade de inter-relacionar diferentes disciplinas e estas com a realidade vivenciada. Permitiu também, aos docentes envolvidos, uma compreensão mais ampla sobre os desafios e possibilidades da interdisciplinaridade.
Downloads
Referências
ALVES, Adriana. Interdisciplinaridade e matemática. FAZENDA, Ivani C. A (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. p. 97-112.
CARTILHA do crédito imobiliário. CAIXA, 2020. Disponível em: https://www.caixa.gov.br/Downloads/habitacao-documentos-gerais/Cartilha_Credito_Imobiliario.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed .São Paulo: Cortez, 2000.
MOURA, Dante Henrique. Entrevista. Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v.. 2, n. 05, p. 9-16, jul. 2016. Entrevistadores: Lenina Lopes Soares Silva e Francisco das Chagas Silva Souza.
COSTA JUNIOR, José Gerardo Bastos da; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Projetos integradores: concepções e implementação à luz do PPP do IFRN. In: IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional. A produção do conhecimento em Educação Profissional. Disponível em https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017_old/trabalhos/eixo2/E2A4.pdf, Acesso em 17 de fev. 2020.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. FAZENDA, Ivani C. A (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. p. 17-28.
FERNANDES, Luzia de Fátima Barbosa. A educação financeira no Brasil: gênese, instituições e produção de doxa. 2019. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3.ed., São Paulo: Cortez, 2012. p. 57-82. KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo : Atlas,2008.
HERNANDÉZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A Organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
HOLZ, Sheila; MONTEIRO, Tatiana Villela de Andrade. Política de habitação social e o direito a moradia no Brasil. X Colóquio Internacional de Geocrítica. Barcelona, 2008.
INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de orçamentos familiares 2017-2018 : primeiros resultados / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. - Rio de Janeiro: IBGE, 2019.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. 10 ed. Rio de Janeiro, 1976.
JOVENS da geração Z: 47% não realizam o controle das finanças, aponta pesquisa CNDL/ SPC Brasil. CNDL. 05 mai. 2019. Disponível em: https://site.cndl.org.br/47-dos-jovens-da-geracao-z-nao-realizam-o-controle-das-financas-aponta-pesquisa-cndl-spc-brasil/. Acesso em: 08 mai. 2019.
NÚMERO de jovens inadimplentes atinge 4,81 milhões de negativados entre 18 e 24 anos, mostra SPC Brasil. CNDL. 23 fev. 2018. Disponível em: http://site.cndl.org.br/numero-de-jovens-inadimplentes-atinge-481-milhoes-de-negativados-entre-18-e-24-anos/. Acesso em: 06 mai. 2019.
PERISSÉ, Gabriel. Formação integral: educação financeira como tema transversal. São Paulo: Editora DSOP, 2014.
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3.ed., São Paulo: Cortez, 2012. p. 107-128.
ROLNIK, Raquel. Direito à moradia. Revista Desafios do desenvolvimento. Ano 6. ed. 51, Brasília, 2009.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.
STEPHANI, Marcos. Educação Financeira: uma perspectiva interdisciplinar na construção da autonomia do aluno. 2005. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.