Concepções dos docentes de um curso técnico integrado ao ensino médio do IFSP sobre a integração curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11642

Palavras-chave:

ensino médio integrado, formação integrada, educação profissional

Resumo

O ensino médio integrado pode propiciar ao estudante a educação básica e a formação profissional e, quando articuladas com ciência, cultura, tecnologia e política, a formação se torna completa e emancipadora. Investigou-se, por meio de entrevistas semiestruturadas, quais são as concepções que os docentes do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do IFSP Barretos possuem sobre a formação integrada, questionando aos participantes sobre as propostas que conhecem, suas perspectivas e as dificuldades para efetivar a integração curricular com os princípios da formação humana. De forma geral, relataram que é preciso formação docente sobre os princípios e possibilidades para que possam ter condições de implementar o currículo integrado.

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Biografia do Autor

Alessandra Vetorelli Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos e Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Desde 2015, técnica de laboratório de biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Barretos.

Márcio José dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Márcio J. dos Reis, graduado em Bacharelado e Licenciatura em Química, Mestre e Doutor em Ciências, pela Universidade de São Paulo. Desde 2015, professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Sertãozinho.

Rodrigo Yamakami Camilo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Ciências, pela Universidade Federal de São Carlos. Desde 2012, professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Barretos.

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Publicado

11/02/2022

Como Citar

PEREIRA, Alessandra Vetorelli; DOS REIS, Márcio José; CAMILO, Rodrigo Yamakami. Concepções dos docentes de um curso técnico integrado ao ensino médio do IFSP sobre a integração curricular. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11642, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11642. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11642. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS