Perfil dos evadidos no ensino médio técnico integrado

Um estudo no IFSul- Câmpus Pelotas Visconde da Graça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11171

Palavras-chave:

Instituto Federal, Ensino médio técnico integrado, Evasão.

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa mais ampla, a qual tem como propósito analisar a evasão no ensino médio técnico integrado do câmpus Pelotas - Visconde da Graça, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul/CaVG), entre 2015 e 2018. O tema é um desafio na educação, sobretudo na esfera pública, em diferentes níveis e modalidades. O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil dos evadidos, por meio de dados quantitativos, coletados no sistema de gestão/registro acadêmico. Nesse processo, verificou-se insuficiência de informações sobre os estudantes, o que se coloca como barreira para efetivo enfrentamento da questão. Nesse contexto, ressalta-se a necessidade de aprimorar procedimentos institucionais, garantindo maior atenção à coleta de dados sobre os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Peter de Lima, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Doutor em História/ UFRGS. Professor de História do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Andréia Orsato, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Doutora em Ciência Política/UFRGS.  Professora de Sociologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Myriam Siqueira da Cunha, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Doutora em Engenharia de Produção/ UFSC. Professora de Filosofia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Vinicius Pereira de Oliveira, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Doutor em História/ UFRGS. Professor de História do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Renata Knorr Ungaretti Fernandes, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas Visconde da Graça

Tecnóloga em Gestão Ambiental e discente no curso Superior em Licenciatura em Ciências Biológicas.

Referências

BESSON, Jean-Louis. As estatísticas: verdadeiras ou falsas? In: BESSON, Jean-Louis (org). A Ilusão das Estatísticas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995, p.25-67.

BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, Pierre (coord). A miséria do mundo. 9 ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. DOI: https://doi.org/10.4000/books.pul.5151

BRASIL. Lei nº 12711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 ago. 2012.

BRASIL. IFSUL. Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSul. Pelotas: Pró-Reitoria de Ensino, 2017.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasília: MEC, 2014. Disponível em http://r1.ufrrj.br/ctur/wp-content/uploads/2017/03/Documento-Orientador-SETEC.pdf. Acesso em: 07 de ago., 2020.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Nota informativa n°138. Brasília: MEC, 2015. Disponível em http://200.19.248.10:8002/professores/%23DEPARTAMENTO%20DE%20ENSINO/PERMANENCIA%20E%20EXITO/2015%20Nota%20Informativa%20n%C2%B0%20138%20_2015_DPE_DDR_SETEC_MEC-1.pdf. Acesso em: 07 de ago., 2020.

BRASIL. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO – TCU. Acórdão nº 506, 2013. Brasília: 2013. Disponível em https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/documento/acordao-completo/*/KEY%253AACORDAO-COMPLETO-1250021/DTRELEVANCIA%2520desc/0/sinonimos%253Dfalse. Acesso em 06 de ago., 2020.

DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300007

DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós Graduação, Brasília, supl. 1, v. 8, p. 147-176, 2011. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2011.v8.244

FERREIRA, Maria Cristina Afonso. Acesso, evasão, permanência escolar na Rede Federal de Ensino. In: IV Seminário Internacional de representações sociais, subjetividades e educação – SIRSSE, 2017.

FIGUEIREDO, Natália G. da Silva; SALLES, Denise Medeiros R.. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.25, n. 95, p. 356-392, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002500397

GOMES, CarlosFrancisco Simões; BASTOS, Oliver. A evasão escolar no Ensino Técnico: um estudo de caso do CEFET-RJ. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 13, n.32, 2016. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20160049

NARCISO, Luciana Gusmão de Souza. Análise da evasão nos cursos técnicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Câmpus Arinos: exclusão da escola ou exclusão na escola?. Dissertação (Mestrado), Florianópolis, 2015.

RESENDE, Maria Liliana do Amaral. Evasão escolar no primeiro ano do ensino médio integrado do IFSUL MINAS- Câmpus Machado. Dissertação (Mestrado no Programa de Estudos Pós Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense), UFF, Niterói- RJ, 2012.

SALES, Paula E. N. Métodos de pesquisa para a identificação de fatores de evasão e permanência na educação profissional. Caderno Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 403-408, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000300008

SANTOS NETO, Daniel et al. A evasão de estudantes nos cursos técnicos da modalidade integrada no IFBA - Câmpus Jacobina. Ensino em Foco, Salvador, v. 2, n. 4, p. 37-48, 2019. DOI: https://doi.org/10.55847/ef.v2i4.500

SILVA, Juana; DIAS, Paulo Coelho; SILVA, Maria Cristina Madeira de. Fatores de influência no processo de evasão escolar em três cursos técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília. Revista da UIIPS, Santarém, v. 5, n. 3, p. 6-21, 2017.

SILVA, Wilney Fernando. Evasão Escolar nos cursos Técnicos Integrados do IFBA - câmpus Eunápolis. ANPAE, 2011. Disponível em https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0548.pdf. Acesso em: 07 ago., 2020.

WATAKABE, Thais. A evasão escolar dos alunos cotistas sociais na educação profissional. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n. 170, 2015.

Downloads

Publicado

10/12/2022

Como Citar

DE LIMA, Rafael Peter; ORSATO, Andréia; DA CUNHA, Myriam Siqueira; DE OLIVEIRA, Vinicius Pereira; FERNANDES, Renata Knorr Ungaretti. Perfil dos evadidos no ensino médio técnico integrado: Um estudo no IFSul- Câmpus Pelotas Visconde da Graça . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11171, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11171. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11171. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.