Perfil dos evadidos no ensino médio técnico integrado

Um estudo no IFSul- Câmpus Pelotas Visconde da Graça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11171

Palavras-chave:

Instituto Federal, Ensino médio técnico integrado, Evasão.

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa mais ampla, a qual tem como propósito analisar a evasão no ensino médio técnico integrado do câmpus Pelotas - Visconde da Graça, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul/CaVG), entre 2015 e 2018. O tema é um desafio na educação, sobretudo na esfera pública, em diferentes níveis e modalidades. O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil dos evadidos, por meio de dados quantitativos, coletados no sistema de gestão/registro acadêmico. Nesse processo, verificou-se insuficiência de informações sobre os estudantes, o que se coloca como barreira para efetivo enfrentamento da questão. Nesse contexto, ressalta-se a necessidade de aprimorar procedimentos institucionais, garantindo maior atenção à coleta de dados sobre os estudantes.

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Biografia do Autor

Rafael Peter de Lima, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Doutor em História/ UFRGS. Professor de História do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Andréia Orsato, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Doutora em Ciência Política/UFRGS.  Professora de Sociologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Myriam Siqueira da Cunha, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Doutora em Engenharia de Produção/ UFSC. Professora de Filosofia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Vinicius Pereira de Oliveira, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Doutor em História/ UFRGS. Professor de História do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Renata Knorr Ungaretti Fernandes, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas Visconde da Graça

Tecnóloga em Gestão Ambiental e discente no curso Superior em Licenciatura em Ciências Biológicas.

Referências

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Publicado

10/12/2022

Como Citar

DE LIMA, Rafael Peter; ORSATO, Andréia; DA CUNHA, Myriam Siqueira; DE OLIVEIRA, Vinicius Pereira; FERNANDES, Renata Knorr Ungaretti. Perfil dos evadidos no ensino médio técnico integrado: Um estudo no IFSul- Câmpus Pelotas Visconde da Graça . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11171, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11171. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11171. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

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