Perfil dos evadidos no ensino médio técnico integrado
Um estudo no IFSul- Câmpus Pelotas Visconde da Graça
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11171Palavras-chave:
Instituto Federal, Ensino médio técnico integrado, Evasão.Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa mais ampla, a qual tem como propósito analisar a evasão no ensino médio técnico integrado do câmpus Pelotas - Visconde da Graça, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul/CaVG), entre 2015 e 2018. O tema é um desafio na educação, sobretudo na esfera pública, em diferentes níveis e modalidades. O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil dos evadidos, por meio de dados quantitativos, coletados no sistema de gestão/registro acadêmico. Nesse processo, verificou-se insuficiência de informações sobre os estudantes, o que se coloca como barreira para efetivo enfrentamento da questão. Nesse contexto, ressalta-se a necessidade de aprimorar procedimentos institucionais, garantindo maior atenção à coleta de dados sobre os estudantes.
Downloads
Referências
BESSON, Jean-Louis. As estatísticas: verdadeiras ou falsas? In: BESSON, Jean-Louis (org). A Ilusão das Estatísticas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995, p.25-67.
BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, Pierre (coord). A miséria do mundo. 9 ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. DOI: https://doi.org/10.4000/books.pul.5151
BRASIL. Lei nº 12711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 ago. 2012.
BRASIL. IFSUL. Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSul. Pelotas: Pró-Reitoria de Ensino, 2017.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasília: MEC, 2014. Disponível em http://r1.ufrrj.br/ctur/wp-content/uploads/2017/03/Documento-Orientador-SETEC.pdf. Acesso em: 07 de ago., 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Nota informativa n°138. Brasília: MEC, 2015. Disponível em http://200.19.248.10:8002/professores/%23DEPARTAMENTO%20DE%20ENSINO/PERMANENCIA%20E%20EXITO/2015%20Nota%20Informativa%20n%C2%B0%20138%20_2015_DPE_DDR_SETEC_MEC-1.pdf. Acesso em: 07 de ago., 2020.
BRASIL. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO – TCU. Acórdão nº 506, 2013. Brasília: 2013. Disponível em https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/documento/acordao-completo/*/KEY%253AACORDAO-COMPLETO-1250021/DTRELEVANCIA%2520desc/0/sinonimos%253Dfalse. Acesso em 06 de ago., 2020.
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300007
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós Graduação, Brasília, supl. 1, v. 8, p. 147-176, 2011. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2011.v8.244
FERREIRA, Maria Cristina Afonso. Acesso, evasão, permanência escolar na Rede Federal de Ensino. In: IV Seminário Internacional de representações sociais, subjetividades e educação – SIRSSE, 2017.
FIGUEIREDO, Natália G. da Silva; SALLES, Denise Medeiros R.. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.25, n. 95, p. 356-392, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002500397
GOMES, CarlosFrancisco Simões; BASTOS, Oliver. A evasão escolar no Ensino Técnico: um estudo de caso do CEFET-RJ. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 13, n.32, 2016. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20160049
NARCISO, Luciana Gusmão de Souza. Análise da evasão nos cursos técnicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Câmpus Arinos: exclusão da escola ou exclusão na escola?. Dissertação (Mestrado), Florianópolis, 2015.
RESENDE, Maria Liliana do Amaral. Evasão escolar no primeiro ano do ensino médio integrado do IFSUL MINAS- Câmpus Machado. Dissertação (Mestrado no Programa de Estudos Pós Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense), UFF, Niterói- RJ, 2012.
SALES, Paula E. N. Métodos de pesquisa para a identificação de fatores de evasão e permanência na educação profissional. Caderno Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 403-408, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000300008
SANTOS NETO, Daniel et al. A evasão de estudantes nos cursos técnicos da modalidade integrada no IFBA - Câmpus Jacobina. Ensino em Foco, Salvador, v. 2, n. 4, p. 37-48, 2019. DOI: https://doi.org/10.55847/ef.v2i4.500
SILVA, Juana; DIAS, Paulo Coelho; SILVA, Maria Cristina Madeira de. Fatores de influência no processo de evasão escolar em três cursos técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília. Revista da UIIPS, Santarém, v. 5, n. 3, p. 6-21, 2017.
SILVA, Wilney Fernando. Evasão Escolar nos cursos Técnicos Integrados do IFBA - câmpus Eunápolis. ANPAE, 2011. Disponível em https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0548.pdf. Acesso em: 07 ago., 2020.
WATAKABE, Thais. A evasão escolar dos alunos cotistas sociais na educação profissional. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n. 170, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.