Significações da Docência em Arte na Educação Profissional e Tecnológica

Luana Cassol Bortolin, Vantoir Roberto Brancher

Resumo


 

A partir da análise de uma narrativa de vida e formação vinculada

à pesquisa de mestrado “O Ensino de Arte de um Instituto Federal do

RS: Desafios do Currículo Integrado” se fez a discussão sobre as

representações de docência de um professor de arte atuante na

educação profissional. Conforme a metodologia qualitativa de pesquisa

contamos com análise de conteúdo para a categorização das

narrativas (BARDIN, 2016) e autores como Castoriadis (1982), Ferreira

(2006) , Brancher e Oliveira (2007) foram autores que referenciaram

teoricamente para as interpretações e discussões dos dados.



Palavras-chave


representações de docência. ensino de arte. educação profissional e tecnológica

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, p. 6-18, set./dez. 2010.

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2007.

BARDIN, Laurence. A Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRANCHER, Vantoir et al. Imaginário e Formação de Professores: Olhares Entrelaçados a partir de Gaston Bachelard e Juremir Machado da Silva. I Encontro Ouvindo Coisa: Pensando outras formas de estar juntos, Santa Maria, 2010.

BRANCHER, Vantoir; OLIVEIRA. Valeska. (Re) Simbolizaçáo da docência: entre imaginários e saberes na defesa do protagonismo dos professores. In: ______ (orgs) Formação de Professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco editorial, p.29-48, 2017.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynauds. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FUSARI, Maria F. R.; FERRAZ, Maria H. C. T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

GARCIA, Marcelo. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo- Revista das Ciências da Educação, n. 08, p.7-22, jan/abr. 2009.

GAUTHIER, Clemont. Por uma teoria da pedagogia: Pesquisas Contemporâneas sobre o saber docente. Editora Unijuí. 2008.

IBERNON, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MACHADO, Juremir. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.

MALDANER, Jair. A formação docente para a educação profissional e tecnológica: Breve caracterização do debate. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. v.2 n. 13, p.182-195, 2007.

MOURA, Dante. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica v.1, n.1 (2008)

NARVAES, Andréa. Significações da Profissão Professor. In: OLIVEIRA, Valeska. (org.). Imagens de Professor: Significações do trabalho docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

NOVOA, António. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa. 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2008.

TRIVIÑUS, Augusto. Introdução à pesquisa em Ciênciais Sociais. São Paulo: Atlas, 1987




DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9375

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

RBEPTISSN 2447-1801 (Eletrônico)

Indexadores: Latindex - DOAJIresie - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – (Brasil-Cibec/Inep/MEC)  - ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences - Sistema eletrônico de editoração de revistas do IBICT - OasisBr - Portal de Periódicos CAPES/MEC - Diadorim - Sumários.org - LivRe - Catálogo de Periódicos de Livre Acesso - CrossRef -  Google Scholar - WorldCat - Airiti Library - MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals - International Institute of Organized Research (I2OR) - LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades - Publons - Citefactor