O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO: UMA PRÁTICA DE ENSINO E DE FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7512

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado em Gestão, Prática de Ensino, Gestão Democrática, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Grêmio Estudantil.

Resumo

O presente texto é resultado da prática de ensino, realizada na disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão, no curso de licenciatura em Pedagogia, do Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú. Delineou-se como objetivo analisar e descrever o projeto de intervenção do estágios em gestão realizado pela professora formadora com os licenciandos em uma escola da rede estadual de Santa Catarina. Apresenta-se como questão central: como o estágio curricular supervisionado em gestão, organiza seus espaços teóricos e   práticos em interconexão com os contextos escolares. O referencial teórico contempla três chaves conceituais: i) a gestão democrática como base do conhecimento profissional docente (PARO, 2016; e LAVAL, 2004); a atuação do Grêmio Estudantil MENDES, 2011); e iii) o protagonismo juvenil nas escolas (FERRETI; ZIBAS e TARTUCE, 2004). É uma pesquisa de abordagem qualitativa-descritiva, com desenvolvimento de análise documental do projeto de intervenção elaborado pelos licenciados. Este trabalho se deterá na análise da elaboração e socialização do relatório e projeto de intervenção acerca da temática o protagonismo juvenil na gestão colaborativa.

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Biografia do Autor

Helen Parnes Miranda, Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense; Professora da rede municipal de Camboriú - SC

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense;
Professora da rede municipal de Camboriú - SC

Thamires Marx, Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense; Professora da rede particular de Camboriú - SC

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense;
Professora da rede particular de Camboriú - SC

Andressa Graziele Brandt, Instituto Federal Catarinense - IFC UFSC

Doutoranda do PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Integrante do grupo de estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq) e Integrante do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CNPq). Pedagoga- Supervisora Educacional e Professora da área de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú – IFC. E-mail: andressabrandt@hotmail.com; andressa.brandt@ifc.edu.br

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Publicado

26/08/2018

Como Citar

MIRANDA, Helen Parnes; MARX, Thamires; BRANDT, Andressa Graziele. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO: UMA PRÁTICA DE ENSINO E DE FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e7512, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.7512. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7512. Acesso em: 29 mar. 2024.

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