A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO E SUA MATERIALIDADE LINGUÍSTICA: ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7289

Palavras-chave:

Educação profissional, Curso Técnico Subsequente, Ensaio curto dissertativo.

Resumo

As políticas educativas nacionais apontam a pesquisa como princípio pedagógico e a tecnologia de informação e comunicação como conteúdos essenciais para a formação geral e profissional. Esta pesquisa em Psicolinguística Aplicada objetiva testar estratégias para a ampliação da competência produtiva escrita dissertativa por meio da unidade de ensino ensaio curto dissertativo na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A metodologia foca na pesquisa-ação, o teste como instrumento e estudantes do Curso Técnico Subsequente em Panificação e Confeitaria como sujeitos da pesquisa. Os resultados indicam que todos os estudantes que participaram das atividades propostas na intervenção qualificaram em grande escala a textualização das variáveis em análise, porém os estudantes com déficit no uso das TIC tiveram dificuldades em desenvolver todo o conteúdo selecionado. Conclui-se que a habilidade com essas tecnologias se torna indispensável para a prática efetiva do letramento conforme está sendo proposto nas diretrizes para a qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Salete Valer, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Psicolonguística, Docente em Linguagem no Ensino Médio, Cursos Técnicos e Tecnológicos e Mestrado  em EPTRedeFederal.

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Publicado

10/12/2019

Como Citar

VALER, Salete. A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO E SUA MATERIALIDADE LINGUÍSTICA: ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e7289, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7289. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7289. Acesso em: 25 abr. 2024.

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