A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5712

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, formação docente, Programa Permanência e Êxito

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender, a partir do Programa Permanência e Êxito (PPE), como se dá a formação continuada de professores no contexto da educação profissional e tecnológica. Para isso foi feita uma pesquisa documental na legislação no que se refere à formação continuada de professores, bem como uma busca contextualizada com produções acadêmicas, sobre o tema. A partir dessa construção foi possível observar que as políticas educacionais para a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ainda não são consistentes e duradouras, o novo Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2024) e o Parecer CNE/CP 02/2015 homologado pelo Ministério da Educação (MEC) sinalizavam um avanço qualitativo para a formação continuada docente, porém com a última publicação do Ministério da Educação, por meio da Medida Provisória n. 746/2016, houve um retrocesso sobre a formação de professores para atuarem na EPT.

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Biografia do Autor

Rozieli Bovolini Silveira, Universidade Federal de Santa Maria e Instituto Federal Farroupilha

Graduada em Psicologia pela ULBRA-SM (2015), especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal Farroupilha (2016), mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pela UFSM. E-mail: rozieli.silveira@iffarroupilha.edu.br. Endereço: Rua Pedro Santini, 3331, 127B, Bairro Cerrito, Santa Maria/RS, CEP 97046480

Lizandra Falcão Gonçalves

Graduada em Filosofia Licenciatura Plena(UFSM), Especialista em Pensamento Político Brasileiro(UFSM), mestranda em Educação Profissional e Tecnológica(UFSM).E-mail: lizandra.goncalves@ufsm.br. Endereço: Rua Santa Ana, 61, Bairro Juscelino Kubitschek, Santa Maria, RS, CEP 97035-342.

Mariglei Severo Maraschin

Pedagoga, especialista em gestão escolar, mestre e doutora em Educação, professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológico do CTISM/UFSM E-mail: mariglei@ctism.ufsm.br Endereço: Rua Henrique Abiatti, 258. Bairro Dores, Santa Maria/RS, CEP 97095-220

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Publicado

18/12/2017

Como Citar

SILVEIRA, Rozieli Bovolini; GONÇALVES, Lizandra Falcão; MARASCHIN, Mariglei Severo. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 13, p. 81–93, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5712. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5712. Acesso em: 16 abr. 2024.

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