PROFESSOR EM (RE) CONSTRUÇÃO: REFLEXÕES DE UM DOCENTE EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.4370

Palavras-chave:

Professor, Formação Pedagógica, Educação Profissional.

Resumo

A docência, ou seja, o ser professor na educação profissional passa pelo conhecimento da disciplina a ser ministrada e também pelo conhecimento pedagógico. Nesse sentido, o presente artigo é uma reflexão dos Estágios I e II do Programa Especial de Formação Pedagógica realizado no curso Técnico em Administração de uma escola de educação profissional nas disciplinas de Teorias e Fundamentos da Administração e Gestão da Qualidade. A reflexão parte de um breve referencial, passando pela análise da realidade escolar e destacando práticas realizadas. Entre as práticas destacam-se o planejamento coletivo, o uso de teste de estilos de aprendizagem e uso de redes sociais. Por fim, salienta-se que a (re)construção do profissional como professor, passa pelo reconhecimento do seu papel e reflexão sobre sua atividade docente.

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Biografia do Autor

Daniel Henrique Kreutz

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Univates (2011), Técnico em Transações Imobiliárias pelo Senac (2013), Pós-graduação Latu Sensu em Educação a Distância pela UCDB (2014), Programa Especial de Formação Pedagógica pela UCS (2015), MBA em Liderança e Coaching para Gestão de Pessoas pela Unopar (2016) e aluno de graduação em Ciências Contábeis da Unisinos. Exerce função de caixa na Caixa Econômica Federal e atuou como professor de Educação Profissional até junho de 2015.

Cristiane Backes Welter, Universidade de Caxias do Sul

Possui Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS e Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela mesma instituição. É Coordenadora e Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul e coordenou o Programa Especial de Formação Pedagógica na mesma Instituição até fevereiro de 2015.

Referências

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Publicado

14/04/2017

Como Citar

KREUTZ, Daniel Henrique; WELTER, Cristiane Backes. PROFESSOR EM (RE) CONSTRUÇÃO: REFLEXÕES DE UM DOCENTE EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 13–24, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.4370. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4370. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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