Educação no Brasil: a indústria como força motriz para a expansão da Educação Profissional e a reforma do Ensino Médio: Lei no 13.415/2017
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9471Palavras-chave:
Ensino Profissional. Dualidade. Trabalho. Indústria.Resumo
O presente artigo apresenta um estudo bibliográfico sobre o ensino profissional no Brasil, suas manifestações históricas e as diferentes reformas que moldaram essa modalidade de educação. Destaca-se a existência de um sistema educacional dual, com formas de ensino diferenciadas de acordo com a classe social a que pertence o cidadão, deixando evidente, como essa dualidade contribui, ainda hoje, para a manutenção da dicotomia social. Para isso fez-se leituras aprofundadas em diversos livros e artigos, percorrendo todos os marcos históricos da educação profissional até a sua realidade atual, estabelecendo um diálogo com os mais diversos autores da área, realizando um paralelo entre a origem da educação profissional no Brasil e a necessidade da formação para o trabalho visando abastecer a incipiente indústria nacional com uma mão de obra qualificada, bem como, salientar as alterações impostas pela Lei 13.415/2017 ao ensino profissional.
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