Politecnia e Ensino Médio Integrado: aproximações e distanciamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8384

Palavras-chave:

Ensino Médio. Ensino Médio Integrado. Politecnia. Educação Profissional.

Resumo

O artigo em questão trata do Ensino Médio Integrado dentro do atual debate sobre a aprovação da Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Tal legislação, a chamada Lei da Reforma do Ensino Médio, alterou a estrutura deste nível de ensino, ignorando experiências brasileiras exitosas, desenvolvidas na última década no nível médio e que, no mínimo, deveriam ter ser ouvidas num debate tão importante. Este estudo se trata, portanto, de uma pesquisa de mestrado, em andamento, que visa demonstrar o mérito do Ensino Médio Integrado (EMI) neste contexto de disputa político-social. Teve como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, fundamentadas em autores como Marx, Manacorda, Saviani, dentre outros, a fim de refletir sobre a finalidade pedagógica e política EMI no âmbito da educação brasileira.

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Biografia do Autor

Luciano Marcos Curi, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá (1997), atual Uniaraxá, especialização em Teoria e Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e em História do Brasil República pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestrado em História Social também pela UFU (2002). Doutor em História das Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Possui experiência na docência em História no Ensino Fundamental, Ensino Médio (História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Economia), Ensino Superior e Pós-graduação lato sensu e stricto sensu . Já lecionou vários cursos de extensão universitária. Tem experiência na pesquisa em História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história das doenças, hanseníase, lepra, história local e saúde pública. Desenvolve pesquisas na área da Educação, Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino. Atua no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET) do IFTM-Câmpus Uberaba e no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica ofertado em Rede Nacinal (PROFEPT). 

Camila Cunha Oliveira Giordani, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2010) e especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Atuou nas áreas de História do Livro e da Leitura e no Acervo de Obras Raras e Antigas da Biblioteca Baptista Caetano d'Almeida da UFSJ (obras do século XVI ao início do XX). Possui pesquisas nas áreas de Letramento e Alfabetização, História da Educação Profissional e Tecnológica e Ensino Médio Integrado. Atualmente trabalha como pedagoga no IFTM e é aluna do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

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Publicado

24/09/2019

Como Citar

CURI, Luciano Marcos; GIORDANI, Camila Cunha Oliveira. Politecnia e Ensino Médio Integrado: aproximações e distanciamentos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e8384, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.8384. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8384. Acesso em: 21 dez. 2024.

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