A EXTENSÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO COLABORAÇÃO PARA O SERTÃO: VIVÊNCIAS DO IFRN NO SERIDÓ POTIGUAR
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6858Palavras-chave:
Extensão, educação profissional, IFRN, Seridó.Resumo
Atualmente, no Brasil, a educação profissional e tecnológica por meio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia tem sido um valioso instrumento para milhares de comunidades que podem ter acesso a um ensino de qualidade, bem como das outras vertentes institucionais como a pesquisa e principalmente a extensão, que proporciona maior visibilidade a instituição e ao mesmo tempo consegue ir ao encontro das necessidades reais e urgentes das comunidades (PACHECO, 2011). Vale salientar que a expansão desses institutos tem possibilitado mudanças de “paisagens” sociais, tendo em vista os 644 campi em funcionamento, distribuídos em 568 municípios espalhados em todos os estados brasileiros (BRASIL, 2016), dentre eles o Rio Grande do Norte e mais especificamente, a região do Seridó potiguar. Desse modo, esse trabalho buscou apresentar as ações e resultados de dois projetos de extensão promovidos pelo IFRN – Campus Currais Novos que foram voltados para a agroecologia e apicultura, abordando as duas faces da extensão: a da comunidade como beneficiária das ações; e a dos discentes e docentes enquanto prática pedagógica que auxilia na formação humana e integral da educação profissional e tecnológica. A pesquisa é baseada no paradigma interpretativo e tem natureza qualitativa com caráter descritivo, tendo sido realizada por meio de pesquisa documental e observação participante. Os resultados reforçam que uma das finalidades dos Institutos Federais é atuar em favor do desenvolvimento local, observando as peculiaridades e principais necessidades da região.
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