INFLUÊNCIA DE ÓRGÃOS INTERNACIONAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5595

Palavras-chave:

Política educacional, Organismos Internacionais, Educação profissional

Resumo

O objetivo do presente artigo é fazer uma reflexão teórica sobre a interferência de órgãos internacionais, na politica de educação profissional brasileira, assim como suas consequências. Como base para esse estudo, diversos autores são usados, principalmente do campo da Educação. A partir da análise dessas publicações, é construído um ensaio que evidencia que a educação profissional sofreu e ainda mantém a influência de instituições internacionais, que em sua maioria é bancos, que estimulam mudanças nos projetos educacionais a partir de demandas do mercado. A finalidade dessas intervenções, na politica educacional nacional, é a produção de trabalhadores aptos a manutenção de uma economia voltada para o acumulo de capital, criando com isso um obstáculo para que a educação profissional seja a base para uma formação humana integral.

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Publicado

18/12/2017

Como Citar

FERREIRA, Marcela Santos. INFLUÊNCIA DE ÓRGÃOS INTERNACIONAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 13, p. 73–80, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5595. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5595. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS