EPT VIRTUAL: ESPAÇO DIGITAL DE APOIO À PESQUISA E APLICAÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2873Resumo
O segmento da educação profissional e tecnológica (EPT) encontra-se em fase de dupla expansão: por um lado, a construção de novas escolas técnicas e de novas unidades descentralizadas vinculadas a centros já instalados; por outro, a ampliação da oferta de vagas na modalidade a distância por meio do programa Escola Técnica Aberta do Brasil – eTec. Esse contexto apresenta desafios urgentes, exigindo práticas pedagógicas inovadoras e novas ferramentas para o ensino e aprendizagem presencial e a distância. Este artigo apresenta o estágio de desenvolvimento do portal EPT Virtual, destinado a contribuir com a formação, informação, instrumentalização e comunicação de professores, pesquisadores, gestores, alunos e interessados em tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicadas à EPT. O Inter-Red, rede virtual temática, apresentado aqui, é uma das ferramentas já desenvolvidas e constitui-se de uma base de conteúdos educacionais gerados por instituições da rede EPT credenciadas, permitindo a publicação, o acesso e o reaproveitamento de conteúdos didáticos em formato digital em diversas mídias. O artigo mostra também o estágio de desenvolvimento do próprio portal, suas funcionalidades e ferramentas.Downloads
Referências
BRAGA, Cristiane Borges. DIDATIC: produção de conteúdo didático digital para educação a distância. Fortaleza, 2007 (Dissertação em
andamento) – Mestrado Integrado Profissionalizante em Computação. Universidade Estadual do Ceará – UECE. Centro de Ciências
e Tecnologia.
MELO, Jane Fontes Guedes. Resgate do design instrucional: um enfoque da cenarização para a produção de material didático em
suporte digital. Fortaleza, 2007 (Dissertação em andamento) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira. Universidade
Federal do Ceará.
PIMENTEL DE SOUSA, V. L. (2003). Une Architecture Distribuée pour l’Intéroperabilité Sémantique entre Plates-formes d’Education. Tese
de Doutorado, Université Pierre et Marie Curie. Paris 6, Paris, 2003, 276 p.
REDENET. Disponível em: http://www.redenet.edu.br/noticia/index.php. Acesso em: 22 de fevereiro de 2008.
SALES, G. L.; BARROSO, G. C. ; SOARES, J. M. Learning vectors: um instrumento de avaliação on-line como suporte à aprendizagem
colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes
Virtuais, 2007, São Paulo. Workshop sobre XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007, vol. 1.
SILVA, Cassandra; Ribeiro. O. MAEP: um método ergopedagógico interativo de avaliação para produtos educacionais informatizados.
Florianópolis. 224 p., 2002. Tese de Doutorado (Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVA, Kleber do Nascimento. Avaltic: uma ferramenta ergopedagógica de ajuda à edição de exercícios para a web. Fortaleza, 2007.
(Dissertação em andamento). Mestrado Integrado Profissionalizante em Computação. Universidade Estadual do Ceará – UECE. Centro
de Ciências e Tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.