EPT VIRTUAL: ESPAÇO DIGITAL DE APOIO À PESQUISA E APLICAÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2873

Resumo

O segmento da educação profissional e tecnológica (EPT) encontra-se em fase de dupla expansão: por um lado, a construção de novas escolas técnicas e de novas unidades descentralizadas vinculadas a centros já instalados; por outro, a ampliação da oferta de vagas na modalidade a distância por meio do programa Escola Técnica Aberta do Brasil – eTec. Esse contexto apresenta desafios urgentes, exigindo práticas pedagógicas inovadoras e novas ferramentas para o ensino e aprendizagem presencial e a distância. Este artigo apresenta o estágio de desenvolvimento do portal EPT Virtual, destinado a contribuir com a formação, informação, instrumentalização e comunicação de professores, pesquisadores, gestores, alunos e interessados em tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicadas à EPT. O Inter-Red, rede virtual temática, apresentado aqui, é uma das ferramentas já desenvolvidas e constitui-se de uma base de conteúdos educacionais gerados por instituições da rede EPT credenciadas, permitindo a publicação, o acesso e o reaproveitamento de conteúdos didáticos em formato digital em diversas mídias. O artigo mostra também o estágio de desenvolvimento do próprio portal, suas funcionalidades e ferramentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio de Barros Serra, Inter-Red

Doutor em Informática e vice-coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em que são desenvolvidos o Inter-Red e o EPT Virtual.

Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva, Instituto Federal do Ceará

Pedagoga, doutora em Engenharia de Produção. Gerencia o Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação da Distância do IFCE e
coordena na instituição a Universidade Aberta do Brasil. No grupo do SIEP responde pela gerência do módulo Portal da EPT Virtual.

José Marques Soares, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Informática. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento, em que são desenvolvidos o Inter-Red e o EPT Virtual.

Referências

BRAGA, Cristiane Borges. DIDATIC: produção de conteúdo didático digital para educação a distância. Fortaleza, 2007 (Dissertação em

andamento) – Mestrado Integrado Profissionalizante em Computação. Universidade Estadual do Ceará – UECE. Centro de Ciências

e Tecnologia.

MELO, Jane Fontes Guedes. Resgate do design instrucional: um enfoque da cenarização para a produção de material didático em

suporte digital. Fortaleza, 2007 (Dissertação em andamento) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira. Universidade

Federal do Ceará.

PIMENTEL DE SOUSA, V. L. (2003). Une Architecture Distribuée pour l’Intéroperabilité Sémantique entre Plates-formes d’Education. Tese

de Doutorado, Université Pierre et Marie Curie. Paris 6, Paris, 2003, 276 p.

REDENET. Disponível em: http://www.redenet.edu.br/noticia/index.php. Acesso em: 22 de fevereiro de 2008.

SALES, G. L.; BARROSO, G. C. ; SOARES, J. M. Learning vectors: um instrumento de avaliação on-line como suporte à aprendizagem

colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes

Virtuais, 2007, São Paulo. Workshop sobre XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007, vol. 1.

SILVA, Cassandra; Ribeiro. O. MAEP: um método ergopedagógico interativo de avaliação para produtos educacionais informatizados.

Florianópolis. 224 p., 2002. Tese de Doutorado (Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina.

SILVA, Kleber do Nascimento. Avaltic: uma ferramenta ergopedagógica de ajuda à edição de exercícios para a web. Fortaleza, 2007.

(Dissertação em andamento). Mestrado Integrado Profissionalizante em Computação. Universidade Estadual do Ceará – UECE. Centro

de Ciências e Tecnologia.

Downloads

Publicado

29/07/2015

Como Citar

SERRA, Antônio de Barros; SILVA, Cassandra Ribeiro de Oliveira e; SOARES, José Marques. EPT VIRTUAL: ESPAÇO DIGITAL DE APOIO À PESQUISA E APLICAÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 118–130, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2008.2873. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2873. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS