A PERTINÊNCIA DO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Augusto Sávio Guimarães do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró
  • M. F. Rodrigues
  • Albino O. Nunes

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.5457

Palavras-chave:

CTS, Educação Profissional, Educação Científica e Tecnológica.

Resumo

Considerando que a formação profissional e tecnológica ainda está muito ligada a enfoques eminentemente técnicos, as influências recíprocas entre as trocas sociais e os desenvolvimentos científicos e tecnológicos encontrar-se num ponto de indefinição.  Este artigo tem o propósito de discutir possibilidades de inclusão, nos planos de ensino, as abordagens CTS, que permita uma possível aproximação dialógica entre a natureza social da ciência e da tecnologia com a Educação Profissional. Ciente da impossibilidade de responder de forma conclusiva a essa questão de estudo, este trabalho pretende ser ponto de partida para reflexões e diálogos futuros. Por meio de uma revisão bibliográfica sobre os objetivos do movimento CTS no campo educacional e do Trabalho e Educação, busca-se apresentar abordagens pertinentes do desenvolvimento desta temática de modo a não privilegiar somente o sistema de produção, mas, sim, oportunizar a construção de uma concepção social do contexto científico-tecnológico.

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Publicado

14/04/2017

Como Citar

DO NASCIMENTO, A. S. G.; RODRIGUES, M. F.; NUNES, A. O. A PERTINÊNCIA DO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 117–129, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.5457. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5457. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS