A PERTINÊNCIA DO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Augusto Sávio Guimarães do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró
  • M. F. Rodrigues
  • Albino O. Nunes

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.5457

Palavras-chave:

CTS, Educação Profissional, Educação Científica e Tecnológica.

Resumo

Considerando que a formação profissional e tecnológica ainda está muito ligada a enfoques eminentemente técnicos, as influências recíprocas entre as trocas sociais e os desenvolvimentos científicos e tecnológicos encontrar-se num ponto de indefinição.  Este artigo tem o propósito de discutir possibilidades de inclusão, nos planos de ensino, as abordagens CTS, que permita uma possível aproximação dialógica entre a natureza social da ciência e da tecnologia com a Educação Profissional. Ciente da impossibilidade de responder de forma conclusiva a essa questão de estudo, este trabalho pretende ser ponto de partida para reflexões e diálogos futuros. Por meio de uma revisão bibliográfica sobre os objetivos do movimento CTS no campo educacional e do Trabalho e Educação, busca-se apresentar abordagens pertinentes do desenvolvimento desta temática de modo a não privilegiar somente o sistema de produção, mas, sim, oportunizar a construção de uma concepção social do contexto científico-tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, A. B.; SILVA, M. A. Ciência, tecnologia e sociedade; trabalho e educação: possibilidades de integração no currículo da educação profissional tecnológica. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p.99-112, jan./abr., 2012.

AULER, D. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, v. único, p. 73-97.

AULER, D. Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Contexto e Educação, v. 22, n. 77, p. 167-188, jan./jun, 2007.

AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência e Educação, v.7, n.1, pp. 1-13,2001.

BARBOSA, L.G. C.; LIMA,M. E.C.C.;MACHADO, A.H. Controvérsias sobre o aquecimento global: circulação de vozes e de sentidos produzidos em sala de aula. Rev. Ensaio, Belo Horizonte. 14, n. 01, p.113-130, jan./abr.,2012.

BARBOSA,L. C.A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Educação Profissional e Tecnológica: a relevância do enfoque CTS para uma formação humanista e integral. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE. Anais, Curitiba, 2011.

BAZZO, W. A Pertinência da abordagem CTS na educação tecnológica. Revista Ibero-Americana de educação, n. 28, 2002.

BRASIL. Decreto n.º 2.208, de 17 de abril de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Pode Legislativo, Brasília, DF, 18 abr. 1997. Seção 1. p. 7760-7761.

BRASIL. Decreto n.º 5.154, de 23 de julho de 2004. Educação profissional e tecnológica: legislação básica – técnico de nível médio. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 7 ed. Brasília: MEC, SETEC, 2008, p. 75-77.

BRASIL. Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Pode Legislativo, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1. p. 01-03.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Educação profissional e tecnológica: legislação básica – técnico de nível médio. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 7 ed. Brasília: MEC, SETEC, 2008, p. 28-56.

BRASIL. Parecer da Câmara de Educação Básica (CEB) n° 16, de 25 de novembro de 1999. Educação profissional e tecnológica: legislação básica – técnico de nível médio. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 7 ed. Brasília: MEC, SETEC, 2008, p. 112-147.

CEREZO, J. A. L. Ciência, Tecnologia e Sociedade: o estado da arte na Europa e nos Estados Unidos. In: SANTOS, L. W. (Org.). Ciência, tecnologia e sociedade: o desafio da interação. Londrina: IAPAR, 2002. p. 3-38.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho necessário. ano 3, n. 3, 2005.

CIAVATTA, M. Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto. Educação e Sociedade [online], Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 911-934, out. 2006.

CIAVATTA, M; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e Fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011.

DIAS, C. M. S.; GONÇALVES, A. C. G. Práticas educativas no contexto Escolar e as Manifestações dos Princípios da Educação Ambiental. In: Ambiente e Educação, v. 10, p. 281-300, Rio Grande, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. & RAMOS, M. (Orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação e Sociedade [online], Campinas, vol. 28, n. 100, Número Especial, p. 1.129-1.152, out. 2007.

FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. In: MOLL, J. et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 25-41

GUIMARÃES, A. G.; CARVALHO, W. L. P.; OLIVEIRA, M. R. S. Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano. Ciência e Educação, v. 16, n. 2, p. 465-477, 2010

LINSINGEN, I. CTS na educação tecnológica: tensões e desafios. In: I Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Sociedad y Innovación CTS+I, 2006, México D.F. Memórias del Congreso Ibero CTS+I, 2006. v.1, p. 1-14.

MARTINS, I. P.; PAIXÃO, M. F. Perspectivas atuais Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino e na investigação em educação em ciência. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora UNB, 2011, cap.5, p.135-160.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p.10.

MOREIRA,A.M.; ARAÚJO,S.M.; MELK,A.. Abordagem CTS no ensino de termodinâmica: mobilidade urbana e degradação da energia. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA. Maresias-São Sebastião-SP, 2012. Anais. Maresias-SP, 2012.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

OLIVEIRA, M. R. N. Mudanças no mundo do trabalho: acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Educação e Sociedade. [online]. 2000, vol. 21, n. 70, p. 40-62.

OLIVEIRA, M. R. N. S. Mudanças no mundo do trabalho: Acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Educação & Sociedade, Campinas, v.21, n.70, p.40-62, 2000.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência e Educação, Bauru, [online], vol.13, n.1, pp. 71-84, 2007.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación, v.49, n.1, 2009.

RAMOS, M. N. Ensino médio integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, J. et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 42-57.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação e Ciências, Belo Horizonte, vol.2, n.2, p. 1-23, Dez. 2002.

SANTOS, W. L. P; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.95-111, 2001.

SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.

Downloads

Publicado

14/04/2017

Como Citar

DO NASCIMENTO, Augusto Sávio Guimarães; RODRIGUES, M. F.; NUNES, Albino O. A PERTINÊNCIA DO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 117–129, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.5457. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5457. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.