A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3539Palavras-chave:
Educação profissional, Produção do conhecimento, Portal de periódicosResumo
A Educação Profissional (EP) no Brasil tem se constituído ao longo do tempo como campo científico, sendo o reflexo desta configuração apresentada pelos pesquisadores da área em produções científicas, sejam em artigos de periódicos, dissertações, teses entre outros. Apresenta como objetivo principal o mapeamento da produção do conhecimento sobre Educação Profissional relevado pelo Portal de Periódicos da Capes através de artigos científicos. Explana sobre o Portal e a importância da comunicação científica através da materialização dos periódicos científicos, que contribui para o desenvolvimento da ciência. Relata os primeiros resultados alcançados sobre o estudo da configuração do campo da EP no Brasil através do mapeamento da produção sobre a EP, a identificação dos pesquisadores e os periódicos de onde apartem as publicações. Utiliza o método exploratório para o levantamento das produções com a abordagem qualitativa. Conclui-se que este tipo de produção contribui para a compreensão da configuração de um determinado campo de conhecimento.Downloads
Referências
ALMEIDA, Elenara Chaves Edler. O Portal de Periódicos da Capes: estudo sobre sua evolução e utilização. 2006. 177f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento sustentável)- Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/2542?mode=full>. Acesso em: 12 jan. 2015.
ALMEIDA, Elenara Chaves Edler; GUIMARÃES, Jorge Almeida; ALVES, Isabel Teresa Gama. Dez anos do Portal Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação. Brasília, v. 7, n. 13, p. 218-249, nov. 2010. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/194>. Acesso em: 12 jan. 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155. (Grandes cientistas sociais, 39).
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Diário [da] República do Brasil, Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 01 nov. 2014.
______. Lei n. 11. 738 de 16 de julho de 2008. Institui o piso salarial profissional nacional para os professores do magistério público da educação básica. Diário [da] República do Brasil, Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2008/lei/l11738.htm>. Acesso em: 01 nov. 2014.
______. Lei n. 12.513 de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico e empreso (Pronatec). Diário [da] República do Brasil, Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12513.htm>. Acesso em: 01 nov. 2014.
CAPES. Missão e objetivos: o Portal de Periódicos da Capes. [Brasília]: Capes, 2014b.
CAPES. Portaria n. 34. Brasília: Diário oficial, 2001.
CENDÓN, Beatriz Valadares et al. Uso dos periódicos do Portal Capes pelos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP – no período de 2000 a 2005. Transinformação, Campinas, v. 21, n. 2, p. 133-149, maio/ago. 2009. Disponível em: <http://periodicos.puccampinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/511>. Acesso em: 12 dez. 2014.
COSTA, Teresa et al. A bibliometria e a avaliação da produção científica: indicadores e ferramentas. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, n. 11, Lisboa, Anais eletrônicos..., 2012. Disponível em: <http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/429>Acesso em: 25 de jul. 2014.
FERNANDES, Wesley Rodrigo; CENDÓN, Beatriz Valadares. Portal de Periódicos da Capes: proposta de um modelo de estudo bibliométrico para avaliação da coleção. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 7, n. 13, p. 318-349, nov. 2010. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/196>. Acesso em: 25 jan. 2015.
FERREIRA, Ana Gabriela Clipes. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. DataGramaZero, [S.l.], v. 11, n. 3, jun. 2010. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/jun10/Art_05.htm>. Acesso em: 24 nov. 2014.
KURAMOTO, Hélio. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 2, p. 91-102, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v35n2/a10v35n2.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2014.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. MARTINS, Maria de Fátima Moreira. Estudo do uso do Portal da Capes no processo de geração de conhecimento por pesquisadores da área de biomédica: aplicando a técnica do incidente crítico. 2006. 128f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)- Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2006.
PORTAL de periódicos: uma década de sucesso. Revista comemorativa, Brasília: Capes, p. 26-29, jul. 2011.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Da Bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/171>. Acesso em: 24 nov. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.