UM OLHAR PARA A MATEMÁTICA PRESENTE NO AMBIENTE DA ELETROTÉCNICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3495Palavras-chave:
Etnomatemática, Educação Profissional, Eletrotécnica.Resumo
Este trabalho trata-se de uma pesquisa embrionária que tem como proposta apontar alguns caminhos, ainda em construção, ao identificar a matemática inerente aos mecanismos da eletrotécnica e buscar, por meio da etnomatemática, uma prática pedagógica mais dinâmica e significativa, que proporciona condições para que o educando construa relações e possa solucionar problemas do cotidiano vivenciado pelos profissionais da área elétrica. Em alguns conteúdos esta relação já pôde ser identificada, e a metodologia aplicada visou estabelecer uma relação entre fenômenos naturais observados e vividos pelo grupo de estudantes e os conteúdos teóricos e práticos do curso de eletrotécnica. Foi possível observar que após a correlação dos conceitos científicos com a vida social e cultural dos estudantes, houve uma melhor compreensão do conteúdo trabalhado, que denota a percepção do conhecimento como uma produção do pensamento pela qual se apreendem e se representam as relações que constituem e estruturam a realidade.
Downloads
Referências
BERBEL, N. A. N. Metodologia da Problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da praxis. Semina : v.17, n. esp., p.7-17, 1996.
________.A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Scielo. 1998. Disponível em< http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08>. Acesso em: 25 Jan. 2015.
BOYLESTAD, R. Introdução à análise de circuitos. 10. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
________. O programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, Canoas, n.1, p.7-16, 2008.
FREIRE, P. Educação e Mudança. 12. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GADOTTI, M. Concepção dialética da educação. São Paulo: Cortez, 1995.
GERDES, P. Etnomatemática: Reflexões sobre matemática e diversidade cultural. Ribeirão: Húmus, 2007.
MARKUS, O. Circuitos elétricos: Corrente contínua e Corrente Alternada. 9. Ed. São Paulo: Érica, 2004.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.
PETROCOLA, M. Física- conceitos e contextos. São Paulo: FTD, 2013. (vol. 3)
RICIERE, A.P. Arqueologia Matemática: A origem da Matemática nas civilizações antigas. São Paulo: Parma, 1991.
SANTOS, B. P. A etnomatemática e suas possibilidades pedagógicas: algumas indicações. São Paulo, 2002. Disponível em: < http://www.mat.uc.pt/~mat1287/texto/etnomatematica.htm>. Acesso em: 17 jan. 2015.
SAUL, A. M / INSTITUTO PAULO FREOIRE DE ESPAÑA. Uma prática docente inspirada no “jeito de ser docente” de Paulo Freire. Rizoma Freiriano. Disponível em < http://www.rizoma-freireano.org/index.php/uma-pratica-docente-inspirada-no-jeito-de-ser-docente-de-paulo-freire-ana-maria-saul >. Acesso em: 13 jan. 2015.
SILVA, J. C. Prefácio. In: GERDES, P. Etnomatemática: Reflexões sobre matemática e diversidade cultural. Ribeirão: Húmus, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.