DA ESCOLA DE APRENDIZES AO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE: 1909 - 2009

Autores/as

  • Amâncio Cardoso dos Santos Neto Licenciado em História pela UFS (Universidade Federal de Sergipe),1990. Especialista em Geografia Agrária pela UFS, 1996. Mestre em História pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas-SP), 2001. Publicou vários artigos sobre História de Sergipe e Patrimônio Cultural Sergipano. Atua como Professor do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju desde 1994. http://orcid.org/0000-0002-1347-2598

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2009.2940

Palabras clave:

Profissional, Instituto Federal de Sergipe, História

Resumen

Este artigo apresenta um histórico do Instituto Federal de Sergipe, tratando de assuntos político-pedagógicos e administrativos pertinentes às diversas fases do ensino profissional em Sergipe, desde a criação da Escola de Aprendizes, no início do século XX; passando pelo Liceu de Aracaju, durante a ditadura de Getúlio Vargas (1937-1945), quando o Brasil intensifica sua industrialização; mudando a denominação, logo depois, para Escola Industrial em conformidade com as transformações econômicas e políticas provocadas pela Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945); em seguida, as Escolas Industriais se transformaram em Escolas Técnicas Federais, de acordo com as políticas de educação da época da Ditadura Militar pós-1964. No final do Século XX, as Escolas Técnicas se transformaram em Centros Federais de Educação Tecnológica, num período de abertura política e econômica, atendendo às demandas das novas tecnologias na educação num cenário globalizado. E por fim, este artigo encerra com a expansão e criação da nova concepção da rede
federal de ensino tecnológico e profissionalizante que cria os Institutos Federais em 2008, verticalizando o ensino e dando oportunidade a um maior número de brasileiros a entrarem no novo mundo do trabalho através da educação profissional e tecnológica.

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Biografía del autor/a

Amâncio Cardoso dos Santos Neto, Licenciado em História pela UFS (Universidade Federal de Sergipe),1990. Especialista em Geografia Agrária pela UFS, 1996. Mestre em História pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas-SP), 2001. Publicou vários artigos sobre História de Sergipe e Patrimônio Cultural Sergipano. Atua como Professor do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju desde 1994.

Licenciado em História pela UFS (Universidade Federal de Sergipe),1990. Especialista em Geografia Agrária pela UFS, 1996. Mestre em História pela Unicamp (Universidade Estadual
de Campinas-SP), 2001. Publicou vários artigos sobre História de Sergipe e Patrimônio Cultural Sergipano. Atua como Professor do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju
desde 1994.

Citas

MEDEIROS, Luísa Scardini; XIMENES, Dayse (Org.). Ensino Industrial, 80 anos. Aracaju-SE: Escola Técnica Federal de Sergipe, ano I, n. 01, 1989. (Edição Comemorativa).

ESCOLA TÉCNICA EM REVISTA. Nasceu uma nova escola, 1991-1995. Aracaju-SE. Edição Especial.

PATRÍCIO, Solange. Educando para o trabalho: a Escola de Aprendizes Artífices em Sergipe (1911-1930). São Cristóvão-SE, Universidade Federal de Sergipe/NPGE, 2003. (Dissertação de Mestrado em Educação).

REVISTA CEFET-SE. Aracaju-SE, dezembro de 2004. (Exemplar exclusivo).

REVISTA CEFET-SE. 94 Anos de Educação Tecnológica. Aracaju-SE, ano 01, n. 01, setembro de 2003.

SERGIPE ARTÍFICE. Aracaju-SE, ano XII, n. 14, setembro de 1945.

Publicado

29/07/2015

Cómo citar

SANTOS NETO, Amâncio Cardoso dos. DA ESCOLA DE APRENDIZES AO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE: 1909 - 2009. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 25–39, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2009.2940. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2940. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS

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