Podcast EJA na EPT:
história e práticas do Proeja no IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18671Palavras-chave:
educação profissional, educação profissional tecnológica, EJA Integrada à EPT, EJA, produto educacional, Inclusão., PROEJAResumo
Este artigo apresenta um recorte da história e trajetória do PROEJA no IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora e a criação de um produto educacional, no formato de Podcast, como recurso de memória, formação, comunicação institucional e inclusão. O produto foi embasado nos conceitos de educação omnilateral e na integração entre EJA e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ele discute desafios de acesso, permanência, práticas e equidade. A pesquisa baseou-se em levantamento documental, com foto da história do curso no Campus Juiz de Fora e, para elaboração do produto educacional, análise documental, roteiro semi - e estruturado de entrevista e gravação de áudio e vídeo, de forma articulada ao processo histórico e institucional analisado. Como resultado do estudo e do produto educacional, são apontados entraves estruturais que limitam a eficácia do programa, agravados pela digitalização dos processos seletivos, embora haja avanços na trajetória discente, persistem barreiras de ingresso. O Podcast “EJA na EPT” emerge como instrumento pedagógico-político ao ampliar a escuta, socializar experiências e fortalecer redes que sustentem práticas educacionais inclusivas.
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