Diagnóstico dos Estilos de Aprendizagem em Biologia no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Gastronomia: Reflexões para a Prática Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18198

Palavras-chave:

Ensino de Biologia;, Ensino Médio;, Estilos de Aprendizagem;, Gastronomia;, N-ILS.

Resumo

Este estudo teve como objetivo diagnosticar os estilos de aprendizagem em Biologia de estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Gastronomia, com vistas a promover reflexões que subsidiem a prática docente. Os dados foram obtidos por meio de um questionário, cujos resultados indicaram perfis predominantemente ativos, sensitivos, visuais e sequenciais, além de uma preferência por práticas colaborativas, experimentais e organizadas em sequências lógicas. A compreensão dos estilos de aprendizagem pode orientar a implementação de estratégias pedagógicas alinhadas às necessidades dos estudantes, favorecendo aprendizagens significativas e preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Priscila Borges Dalbem Gaspar, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela PUC/SP. Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES, Especialista em Metodologia para o Ensino de Ciências da Natureza pelo IFSP e Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação PPGPE – UFSCar. Docente das ETECs do CPS há mais de 17 anos. Suas pesquisas centram-se na área da Educação e nas subáreas: processo de ensino e aprendizagem e prática docente.

Dulcimeire Aparecida Volante Zanon, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora e Mestre em Educação pela UFSCar. Fez Pós-doutorado em Ensino, Avaliação e Formação de Professores pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos, lotada no Departamento de Metodologia de Ensino. Suas pesquisas centram-se no campo da Educação e nas subáreas: formação de professores de Química/Ciências, processos de ensino e aprendizagem, prática docente.

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Publicado

16.07.2025

Como Citar

GASPAR, Priscila Borges Dalbem; ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante. Diagnóstico dos Estilos de Aprendizagem em Biologia no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Gastronomia: Reflexões para a Prática Docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. E18198, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18198. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18198. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - 20 anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos

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