GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UM CASO PRÁTICO DE APLICAÇÃO DE METODOLOGIA NA ACADEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3488

Palavras-chave:

Gerenciamento de Projetos, Educação Profissional, Curso Superior de Tecnologia

Resumo

Este artigo descreve um caso prático de aplicação de metodologia baseada nos princípios de Gerência de Projetos para análise de conformidade e consequente reformulação dos Cursos Superiores de Tecnologia do campus Campos Centro do IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense). O objetivo é compatibilizar a oferta de profissionais da área tecnológica com a demanda dos sistemas produtivos regionais à luz das diretrizes da SETEC/MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação) e do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Com base em um diagnóstico da situação atual, ações afirmativas subsequentes foram adotadas, tais como: readequação da oferta, com a reformulação de matrizes; inserção de projeto integrador; detecção de causas de evasão e redução desta; e acompanhamento 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sérgio Vasconcellos Martins, Instituto Federal Fluminense

Professor Titular do IFF

Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial do IFF.

Leonardo Carneiro Sardinha, IF Fluminense/ campus Campos Centro

Professor da EBTT em Eletrotécnica/Diretor de Ensino Superior de Tecnologia e Bacharelados

Aline Pires Vieira de Vasconcelos, IF Fluminense/ campus Campos Centro

Informática/ Professor de EBTT/Assessora Acadêmica da Direção

Suélly Lima dos Santos, IF Fluminense/campus Campos Centro

Professora da EBTT de Telecomunicações / Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Referências

AUGUSTA, Degmar. O ensino superior no Brasil: do séc. XIX aos dias atuais. 7/02/2008. Disponível em: <http://www.webartigos.com> Acesso em: 14 de janeiro de 2015.

DONATO, Vitório. Introdução á Logística: O perfil do Profissional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010. p.198.

GOMES, Cristina Guimarães. OLIVEIRA, Elzira Lúcia de. Curso Superior de Tecnologia como Instrumento de Inserção no Mercado de Trabalho Regional: O caso do Norte Fluminense. 2006. XV Encontro de Estudos Populacionais – ABEP. Caxambu – MG. De 18 a 22 de setembro de 2006.

IFF, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Disponível em: Acesso em 11/08/2015.

MEC, Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Catálogo Nacional de Cursos superiores de Tecnologia. Brasília, DF: INEP/MEC, 2010. p.73

MOURA, Fábio Viana; BATISTA, Igor Veloso Colares. Instituições de ensino superior em contabilidade e suas contribuições para a formação de profissionais socialmente responsáveis. 7º Congresso USP - FIPECAFI. Controladoria e Contabilidade em Prol do Desenvolvimento.Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2007.

Prado, D., Planejamento e Controle de Projetos, 5a. ed., Ed. INDG, BH, 2004.

. Prado, D., Gerenciamento de Programas e Projetos nas Organizações, 6a. ed., Ed. INDG, BH, 2013.

Heldman, K., Gerência de Projetos: Fundamentos, Ed. Campus, SP, 2005.

Project Management Body of Knowledge – PMBOK, 5a ed., PMI, 2013.

Downloads

Publicado

04/04/2016

Como Citar

MARTINS, Sérgio Vasconcellos; SARDINHA, Leonardo Carneiro; VASCONCELOS, Aline Pires Vieira de; SANTOS, Suélly Lima dos. GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UM CASO PRÁTICO DE APLICAÇÃO DE METODOLOGIA NA ACADEMIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 61–73, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2013.3488. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3488. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.