GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UM CASO PRÁTICO DE APLICAÇÃO DE METODOLOGIA NA ACADEMIA

Sérgio Vasconcellos Martins, Leonardo Carneiro Sardinha, Aline Pires Vieira de Vasconcelos, Suélly Lima dos Santos

Resumo


Este artigo descreve um caso prático de aplicação de metodologia baseada nos princípios de Gerência de Projetos para análise de conformidade e consequente reformulação dos Cursos Superiores de Tecnologia do campus Campos Centro do IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense). O objetivo é compatibilizar a oferta de profissionais da área tecnológica com a demanda dos sistemas produtivos regionais à luz das diretrizes da SETEC/MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação) e do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Com base em um diagnóstico da situação atual, ações afirmativas subsequentes foram adotadas, tais como: readequação da oferta, com a reformulação de matrizes; inserção de projeto integrador; detecção de causas de evasão e redução desta; e acompanhamento 


Palavras-chave


Gerenciamento de Projetos; Educação Profissional; Curso Superior de Tecnologia

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3488

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