A contrarreforma da educação profissional na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: orientações para a desintegração do Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18132

Palavras-chave:

Contrarreforma do Ensino Médio, Contrarreforma da Educação Profissional, Ensino Médio Integrado, Currículo Integrado, Institutos Federais

Resumo

O artigo parte da compreensão que a reforma da educação profissional e a reforma do ensino médio são processos articulados que integram o mesmo movimento de contrarreforma social ocorrente no Brasil na atualidade. Ambas estão interligadas, trazendo novos sentidos e significados para a última etapa da educação básica, impactando diretamente os cursos de ensino médio integrado ofertados pelos Institutos Federais. Para trazer luz a essa discussão, nos pautamos nos conceitos e categorias do materialismo histórico e dialético e nos fundamentos e concepções do ensino médio integrado (Frigotto, Ciavatta, Ramos, 2012), para assim realizar a crítica às atuais políticas educacionais e sua vinculação com as estratégias da aprendizagem flexível (Kuenzer, 2017). Como procedimentos metodológicos de pesquisa estamos trabalhando com fontes primárias, tais como os documentos de políticas educacionais publicados em nível nacional e documentos institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Os resultados demonstram o redirecionamento dos projetos político pedagógicos dos cursos de ensino médio integrado, na perspectiva da flexibilização da formação e a possível descaracterização de seus fundamentos teórico-práticos.  

 

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Biografia do Autor

Domingos Leite Lima Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal Fluminense (UFF)

Domingos Leite Lima Filho concluiu Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós-Doutorado na Facultad de Ciencias Sociales da Universidade de Salamanca (2009). Atualmente é Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF). Professor Titular aposentado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde atuou no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), área de concentração tecnologia e sociedade (mestrado e doutorado) e foi Coordenador deste programa no período de 2010-2012 e Coordenador do Doutorado Interinstitucional DINTER PPGTE/UTFPR-UFPI. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET). É integrante do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio e Pesquisador do Grupo de Pesquisa EMPesquisa - Pesquisas sobre Ensino Médio, com sede na Unicamp. É integrante do NEDDATE - Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (PPGE/UFF) e do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/FIOCRUZ). Participa do GT Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Tem como interesses principais de pesquisa as seguintes temáticas: Relações entre trabalho, educação, tecnologia e cultura; Políticas para a educação profissional técnica e tecnológica; Educação de jovens e adultos integrada à formação profissional; Transformações do mundo do trabalho e a produção e apropriação do conhecimento científico e tecnológico pelos trabalhadores.

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Publicado

15.07.2025

Como Citar

CARIDÁ, Ana Carolina Bordini Brabo; FILHO, Domingos Leite Lima. A contrarreforma da educação profissional na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: orientações para a desintegração do Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e18132, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18132. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18132. Acesso em: 17 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - 20 anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos

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