Por uma ética na formação, responsabilidade social e desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17852

Palavras-chave:

Ética; Capacitação Profissional; Prática Profissional; Ética Profissional.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a ética   na formação para a prática profissional, a responsabilidade social e o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes. Trata-se de um ensaio teórico explorando ideias, conceitos e teorias de modo crítico e reflexivo de maneira mais livre. A sensibilidade moral, fundamental para reconhecer questões éticas, pode ser desenvolvida por meio de métodos educativos dinâmicos, como debates, que se mostram mais eficazes do que palestras tradicionais. A literatura destaca as virtudes como base ética nas profissões da saúde. Portanto, é importante que as instituições de ensino integrem a ética em seus currículos, pois enriquece a formação profissional e contribui para uma sociedade mais justa e igualitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Valéria Chaves de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela FAECH/FABRAS e Especialista em Enfermagem na Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde pela FACULDADE HOLÍSTICA - FaHol.Mestre em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande Norte ( UERN). Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Perla Silva Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,Universidade do Estado do Rio Grande do Norte [https://ror.org/01ee0g236]

Nutricionista, Mestra em Saúde e Sociedade. Pós graduada em Nutrição aplicada à Estética, Nutrição Clínica e Esportiva e Educação a Distância: Gestão e Tutoria.

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,Universidade do Estado do Rio Grande do Norte [https://ror.org/01ee0g236]

Atua como docente do Departamento de Enfermagem do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da FACISA/UFRN. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade/UERN. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UERN. 

Referências

ASSUNÇÃO, Maria Aparecida; COSTA, Silvana Maria Barbosa da Silva. Responsabilidade social no terceiro setor: elo entre a cidadania e a democracia. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros, v. 11, n. 41, p. 280-292, 2020. Disponível em:< https://periodicos.processus.com.br/index.php/egjf/article/view/279/373> Acesso em 04 de outubro de 2024.

BADII, Irene Cambra; MASTANDREA, Paula Belén. Ética en la universidad: una experiencia formativa a partir de la serie Merlí. Revista Colombiana de Bioética, v. 15, n. 2, 2020. Disponível em:< http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1900-68962020000200002&script=sci_arttext> Acesso em 30 de setembro de 2024.

CRUZ, Jorge Silva. Ética das virtudes: em busca da excelencia. Revista de Medicina, v. 99, n. 6, p. 591-600, 2020. Disponível em:< https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/173129> Acesso em 04 de outubro de 2024.

DIAS, Fabio Araujo; REGO, Sergio. Estudo sobre a formação ética dos estudantes de psicologia. Research, Society and Development, v. 9, n. 4, p. e22942978-e22942978, 2020. Disponível em:< https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2978> Acesso em 02 de outubro de 2024.

MACEDO, Sheyla Maria fontenele; CAETANO, Ana Paula viana. A formação ética profissional docente: significados, trajetórias e modelos. Revista Exitus, v. 10, 2020. Disponível em:< http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2237-94602020000100216&script=sci_arttext> Acesso em 25 de setembro de 2024.

MOURA, Ananda Cristine Amador de et al. Estratégias de ensino-aprendizagem para formação humanista, crítica, reflexiva e ética na graduação médica: revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 03, p. e076, 2020. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/rbem/a/rFwC8ScKrLvKzZQLfs7gznF/?lang=pt> Acesso em 02 de outubro de 2024.

SANTOS, Elienai Castro da Silva; SILVA, José Kennedy Lopes; CAETANO, Rafaela Maiara. As práticas de sustentabilidade e de responsabilidade social aplicadas nas micro e pequenas empresas e em microempreendedores individuais de Vilhena-Ro. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 11, n. 4, p. 1, 2020. Disponível em :< http://engemausp.submissao.com.br/20/anais/arquivos/254.pdf> Acesso em 04 de outubro de 2024.

SATUR, Roberto Vilmar; SILVA, Armando Malheiro da. Ética na vida, nas profissões e nas organizações: reflexões para debate nos diversos cursos universitários e politécnicos. 2020.Disponível em :< https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/129508/2/424277.pdf> Acesso em 27 de setembro de 2024.

SCHNEIDER, Dulcinéia Ghizoni et al. Problemas éticos na experiência clínica hospitalar de estudantes e profissionais de enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, v. 6, n. 1, 2022. Disponível em:< https://www.redalyc.org/journal/3882/388271597017/388271597017.pdf> acesso em 02 de outubro de 2024.

SILVEIRA, Dayse Gabrielle Pereira Xavier; GOULART, Renato César Leal; SANTOS, Pedro Eleutério dos. Ética médica nas Faculdades Integradas do Norte de Minas: percepção do estudante. Revista Bioética, v. 29, n. 1, p. 174-185, 2021. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/bioet/a/nFRZw8wSJzc9FsDNb5yYshx/> Acesso em 02 de outubro de 2024.

SOUZA, Ana Paula Maximiano et al. A importância da ética profissional nas organizações: uma pesquisa sobre a ética profissional no mercado de trabalho. Monumenta-Revista Científica Multidisciplinar, v. 1, n. 1, p. 10-21, 2020. Disponível emhttps://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/3/2 Acesso em 30 de setembro de 2024.

Downloads

Publicado

07.08.2025

Como Citar

OLIVEIRA, Yraguacyara Santos Mascarenhas; LIMA, Maria Valéria Chaves de; RODRIGUES, Perla Silva; OLIVEIRA, Kalyane Kelly Duarte de. Por uma ética na formação, responsabilidade social e desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e 17852, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17852. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17852. Acesso em: 19 ago. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.