Ética e formação humana integral na educação básica, profissional e tecnológica: reflexões sobre o Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC) do IFRN

reflexões sobre o Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC) do IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17851

Palavras-chave:

Ética, Cidadania, ProITEC, Educação Profissional

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a ética no contexto educacional de interface na educação básica e educação profissional e tecnológica, a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada do Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Metodologicamente, segue as diretrizes de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa. Os resultados sinalizam para uma correlação de ética articulada ao ensino de conteúdos numa perspectiva interdisciplinar, transdisciplinar e transversal nas ações didático-pedagógicas, tendo em vista o desenvolvimento de uma formação humana integral, com foco no processo de letramento cívico dos estudantes advindos do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Emiliana Souza Soares, IFRN campus João Câmara e IFRN Zona Leste

Doutora em Estudos da Linguagem pela UFRN; Docente do IFRN. Coordenadora de Pesquisa e Inovação no IFRN-JC. Atua na área de formação de professores e ensino de língua portuguesa na educação básica e educação profissional e tecnológica. Experiência em EaD como professora formadora e conteudista, orientadora, tutora/mediadora, assistência à docência, coordenadora de tutoria e equipe multidisciplinar. Como pesquisadora, tem desenvolvido trabalhos com foco nos seguintes temas: Análise Textual dos Discursos, ensino, práticas pedagógicas, formação docente, leitura, escrita, educação profissional, educação básica e tecnologias educacionais e assistivas. 

Edneide da Conceição Bezerra Bezerra, IFRN ZONA LESTE EAD

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Graduada em Pedagogia. Professora do IFRN. Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN. Atua como formadora de professores da Educação Básica e Ensino Superior tendo como área de atuação a Alfabetização, Letramento, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Prisional e Educação Especial.

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Publicado

05.08.2025

Como Citar

SOARES, Emiliana Souza; BEZERRA, Edneide da Conceição Bezerra. Ética e formação humana integral na educação básica, profissional e tecnológica: reflexões sobre o Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC) do IFRN: reflexões sobre o Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC) do IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e17851, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17851. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17851. Acesso em: 24 ago. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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