Desenvolvimento do Programa de especialização Técnica direcionado as áreas com mais infrações éticas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17667

Palavras-chave:

Educação Profissionalizante, Educação Técnica em Enfermagem, Ética profissional

Resumo

O objetivo foi descrever a experiência do desenvolvimento do Programa de especialização técnica, Pós-Tec Enfermagem, direcionado as áreas com as infrações éticas mais comuns no Brasil. Estudo descritivo, sobre o relato de experiência do desenvolvimento do Programa. A parceria do Conselho Federal de Enfermagem e da Universidade Federal da Paraíba, ofertou cinco cursos de especialização profissional, gratuitos, na modalidade de Educação à Distância, ingressaram 17.035 cursistas. Espera-se que essa experiência estimule propostas de ofertas para educação profissional, de modo a ampliar o acesso, qualificar essa categoria profissional, minimizar infrações éticas, reforçar a segurança do paciente e diminuir os custos à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Soraya Pereira Franco Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professora Doutora da Universidade Federal da Paraíba.

Anne Karoline Cândido Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professora Doutora da Universidade Federal da Paraíba.

Caroline Evelin Nascimento Kluczynik, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fabíola Fialho Furtado Gouvêa, Universidade Federal da Paraíba

Professora Universidade Federal da Paraíba

Referências

BRAINER, Sâmara Aline Brito; CUNHA, Isabel Cristina Koal Olm; FREITAS, Maria Aparecida de Oliveira. Teaching competences in nursing technical education: the view of the course teachers. Enfermagem em Foco, v. 12, n. 4, p: 695-701, 2021. Disponível em: https://enfermfoco.org/en/article/teaching-competences-in-nursing-technical-education-the-view-of-the-course-teachers/. Acesso em 02 de setembro de 2024.

CARVALHO, Kaique Maximo de Oliveira; MATOS, Alessandra Fraga; SANTANA, Cassiane Barreto; SANTOS, Mickelly Correia. Teaching in the technical course of nursing: a challenge for the professional nurse. Revista Contemporânea, v. 3, n. 10, p: 19684-19701, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/2053/1445. Acesso em 02 de setembro de 2024.

CARVALHO, Desirée dos Santos; NASCIMENTO, Elisabet Pereira Lelo; SOUZA, Gislene Henrique. Desafios do dimensionamento da força de trabalho para a conformação da rede de atenção à saúde. Revista Saúde Coletiva (Barueri), v. 11, n. 61, 2021. Disponível: https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1182/1420. Acesso em 02 de setembro de 2024.

CARVALHO Junior, Arlindo Fernando Paiva; BARBOSA, Lidiane Gonçalves; CASTRO, Leonardo Villela. A relação entre as dificuldades na aprendizagem e a evasão de alunos na EaD: um estudo de caso. Revista Educação Pública, v. 21, n. 16, p: 1-6, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/16/a-relacao-entre-as-dificuldades-na-aprendizagem-e-a-evasao-de-alunos-na-ead-um-estudo-de-caso. Acesso em 02 de setembro de 2024.

COSTA Jr, João Fernando; LIMA, Presleyson Plínio; ARCANJO, Cláudio Firmino; SOUSA, Fabrícia Fátima. A pedagogical look about Meaningful Learning by David Ausubel. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p: 51-68, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/70. Acesso em 02 de setembro de 2024.

FARIAS, Gabriela Belmont. Contributions of David Ausubel's meaningful learning to information literacy development. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 58-76, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/ZSNC6yjPGkG6t5kTQHC3Wxp/abstract/?lang=en#ModalTutors. Acesso em 02 de setembro de 2024.

FRANCO, Miriam Trombetta; FERNANDES, Morgana Thaís Carollo; MILLÃO, Luzia Fernandes. Profile of nurses-teachers of medium-level technical professional education in nursing. Saúde Coletiva, v. 10, n.56, p. 3170-3175, 2020.

LIMA, Fernanda Juliano; DORNELES, Letícia Lopes; PEREIRA, Marta Cristiane Alves; GATTO Júnior, José Renato; GÓES, Fernanda dos Santos Nogueira; CAMARGO, Rosangela Andrade Aukar. Permanent health education in a nursing technician course. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 56, p:e20210276, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/4TMCjNgQMNqPcbFCLV7bsby/?lang=en&format=pdf. Acesso em: 02 de setembro de 2024.

LUCHESSI, Ana Vitória Lacerda; ALVES, Ana Lucia Naves; POVOA, Fernanda Cardoso Correa; RIBEIRO, Luiz Henrique dos Santos; SILVA, Laís da Gama Dias. Nursing care in reducing the risks of hospitalized patients from a safety perspective. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, n.2, p.01-19, 2024.

MARINHO, Gerson Luiz; QUEIROZ, Maria Eduarda Viana. Cobertura populacional de enfermeiros no Brasil: estimativas com base em diferentes fontes de dados. Trabalho, Educação e Saúde, v. 21, 2023, e00916202. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/YHp7xfrKdXhV3HbwwmJC9Ty/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 de setembro de 2024.

MELLO, Karina Xavier da Silva Correa; SAUTHIER, Marta. Evidence about ethical violations in the nursing area. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, n. 2, p.01-22, 2024.

SANTOLIN, Roberto; ANTIGO, Mariangela Furlan. Curvas de salário dinâmicas e efeitos sobre o salário real e o desemprego de longo prazo para a economia brasileira. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 50, n. 1, p:127-56, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/59385. Acesso em: 02 de setembro de 2024.

SILVA, Robson José de Moura; SANTOS, Luciano; SOUZA, Maria da Piedade Pereira. Tecnologia e (in)formação: contribuições da Educação a Distância para uma formação de qualidade. Revista Educação Pública, v. 21, n. 5, p:1-7, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/5/tecnologia-e-informacao-contribuicoes-da-educacao-a-distancia-para-uma-formacao-de-qualidade. Acesso em: 02 de setembro de 2024.

SILVA, Manoel Carlos Neri; MACHADO, Maria Helena. Health and Work System: challenges for the Nursing in Brazil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 1, p:7-13, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/wqFyYK4y49f8WZPmkvrwVsQ/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 02 de setembro de 2024.

SILVA, Marcos Antônio Batista. Desigualdades educacionais da população negra do Brasil: um contexto sócio-histórico. Psicologia em Revista, v. 26, n. 3, p:836-856, 2020. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682020000300003. Acesso em: 02 de setembro de 2024.

SOARES, Fabiana Alves; ROCHA, Karla Kelma Almeida; PORTELA, Raquel de Aguiar; SILVA, Andrea Cristina Oliveira. Scenario of distance higher education in health in Brazil: the situation of Nursing. Escola Anna Nery, v. 25, n. 3, p: e20200145, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/GR5d3wMTnNdn4nGD9QBqMtz/?format=pdf&lang=en. Acesso em 02: de setembro de 2024.

SOUSA, Bruna Sabrina de Almeida; NUNES, Benevina Maria Vilar Teixeira; PORTO, Fernando Rocha; NERY, Inez Sampaio; MOURA, Maria Eliete Batista; CARVALHO, Herica Emilia Felix. Multidimensional context of technical nursing education: triangulation of meanings attributed by teachers. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 56, p. e20210513, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/TZ48H4PkM3ztQLfqF5Kn5sb/abstract/?lang=pt#ModalTutorss1. Acesso em: 02 de setembro de 2024.

Downloads

Publicado

11/12/2024

Como Citar

ADRIANO, Maria Soraya Pereira Franco; ARAÚJO, Anne Karoline Cândido; KLUCZYNIK, Caroline Evelin Nascimento; GOUVÊA, Fabíola Fialho Furtado. Desenvolvimento do Programa de especialização Técnica direcionado as áreas com mais infrações éticas no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e17667, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17667. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17667. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.