Cosméticos e o Ensino de Química no Ensino Médio Brasileiro:

uma revisão narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16802

Palavras-chave:

Cosmetologia; , Abordagem temática; , Contextualização.

Resumo

Os cosméticos foram criados com o intuito de proporcionar benefícios à nossa pele, cabelos, unhas e outras partes do corpo. São produtos que contêm conservantes, espessantes, agentes ativos, surfactantes e vários outros produtos. A presente revisão narrativa teve  como  objetivo  reunir o  conhecimento  científico  já  produzido  sobre  a abordagem - cosméticos - no  processo  de  ensino-aprendizagem  em  química. Foram  utilizadas  as bases  de  dados  LILACS,  SciELO,  MEDLINE  e  BVS. Vários trabalhos foram encontrados com enfoque na química orgânica. Em suma, comprovou-se que a temática cosméticos é mesmo uma excelente proposta para contextualizar e fazer com que os estudantes participem efetivamente do processo de construção do próprio conhecimento.

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Biografia do Autor

Mayker Miranda, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro

Licenciado em química pela UFMT. Mestre e doutor em química pela UFMS. Atualmente é docente efetivo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro.

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Publicado

23.07.2025

Como Citar

MIRANDA, Mayker. Cosméticos e o Ensino de Química no Ensino Médio Brasileiro: : uma revisão narrativa. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16802, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16802. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16802. Acesso em: 11 ago. 2025.

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