ENSINO TÉCNICO PÚBLICO: as percepções dos provedores do ensino e dos alunos ingressantes

Autores

  • Cristiane Souza de Lacerda Fucape Business School
  • Arilda Teixeira Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7804

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor. Gap de conhecimento. Análise de Percepção. Instituições de ensino.

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar o gap de conhecimento entre o que os alunos entrantes esperam da Instituição de Ensino (IE) e o que os provedores desses serviços consideram que os alunos esperam.  Foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, com corte transversal. Os dados foram obtidos através da replicação do questionário utilizado por Margotto (2014). O questionário foi aplicado em 1485 candidatos aos cursos, e em 386 servidores da instituição de ensino. A amostra foi não probabilística por conveniência. Os resultados sugeriram que os inscritos no processo seletivo esperam muito mais do ensino do que os servidores consideram que eles esperem. Isso permite admitir que os servidores percebem apenas parte das expectativas do futuro aluno em relação ao curso e à IE; a necessidade de a IE ajustar sua gestão de maneira a ser capaz de atender às expectativas dos alunos e com isso estabelecer uma efetiva relação de atração e lealdade para com eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Souza de Lacerda, Fucape Business School

Mestre em Administração

Arilda Teixeira, Fucape Business School

Doutora em Economia

Downloads

Publicado

10/12/2019

Como Citar

DE LACERDA, Cristiane Souza; TEIXEIRA, Arilda. ENSINO TÉCNICO PÚBLICO: as percepções dos provedores do ensino e dos alunos ingressantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e7804, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7804. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7804. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.