ENSINO TÉCNICO PÚBLICO: as percepções dos provedores do ensino e dos alunos ingressantes
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7804Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor. Gap de conhecimento. Análise de Percepção. Instituições de ensino.Resumo
O objetivo deste artigo foi identificar o gap de conhecimento entre o que os alunos entrantes esperam da Instituição de Ensino (IE) e o que os provedores desses serviços consideram que os alunos esperam. Foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, com corte transversal. Os dados foram obtidos através da replicação do questionário utilizado por Margotto (2014). O questionário foi aplicado em 1485 candidatos aos cursos, e em 386 servidores da instituição de ensino. A amostra foi não probabilística por conveniência. Os resultados sugeriram que os inscritos no processo seletivo esperam muito mais do ensino do que os servidores consideram que eles esperem. Isso permite admitir que os servidores percebem apenas parte das expectativas do futuro aluno em relação ao curso e à IE; a necessidade de a IE ajustar sua gestão de maneira a ser capaz de atender às expectativas dos alunos e com isso estabelecer uma efetiva relação de atração e lealdade para com eles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.