Tensões emergentes na discussão sobre Ensino Médio Integrado: o caso do CEFET/RJ campus Maracanã
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16033Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Mudança curricular, Educação politécnica, Cultura OrganizacionalResumo
Este artigo tem como objetivo identificar tensões emergentes em uma comissão formada para discutir sobre mudança curricular no Ensino Médio Integrado do CEFET/RJ campus Maracanã. Foi realizada análise documental das atas das reuniões dessa comissão, ocorridas entre 2016 e 2018, juntamente com o estudo observacional do referido contexto. Aspectos da cultura organizacional foram usados como referencial teórico. A análise evidenciou tensões no que tange à subordinação das disciplinas da formação geral às da formação técnica e à duração dos cursos. Defendemos que os fundamentos da educação politécnica devem orientar as discussões sobre Ensino Médio Integrado, permeando a cultura organizacional da rede federal.
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