O papel do docente na Educação Profissional:
saberes, práticas inovadoras e desafios na formação integral do aluno
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15829Palavras-chave:
Docente, Educação Profissional, Metodologias ativas, inovaçãoResumo
Este artigo analisa criticamente o papel do docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco na articulação entre saberes docentes, metodologias ativas e a formação integral dos estudantes. Parte-se da compreensão de que os saberes docentes são construções históricas, sociais e culturais, resultantes da formação inicial, da experiência prática e da reflexão crítica sobre a atuação pedagógica. Adota-se uma abordagem qualitativa, de natureza teórico-analítica, sustentada por revisão de literatura especializada. O estudo evidencia que as metodologias ativas, ao promoverem a aprendizagem significativa, colaborativa e situada, constituem práticas pedagógicas inovadoras que desafiam os modelos tradicionais de ensino. Ancoradas em fundamentos como o trabalho como princípio educativo e a formação omnilateral, essas estratégias requerem um redimensionamento do papel docente, que passa a atuar como mediador, orientador e curador de experiências formativas. Conclui-se que a superação das práticas transmissivas exige a reconstrução crítica da pedagogia na EPT, com base em princípios democráticos, emancipatórios e comprometidos com a transformação social.
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