Epistemologias feministas, cuidado e educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15612Palavras-chave:
Educação profissional, Epistemologia feminista, Cuidado, Psicologia do Trabalho, Economia SolidáriaResumo
O artigo é um ensaio teórico-prático, que busca relacionar as epistemologias feministas com o campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A discussão teórica é articulada com a análise de experiências de ensino no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O conceito de cuidado é tomado como fio condutor para uma elaboração epistemológica feminista da EPT, que considere os seguintes pontos: a ampliação da concepção de trabalho na educação profissional para além do âmbito produtivo, incluindo também a questão do trabalho reprodutivo no neoliberalismo; a ampliação das concepções de técnica, ciência e tecnologia nesse mesmo sentido feminista, em uma perspectiva ética e corporificada; o cuidado na relação professora-estudantes; e, por fim, as contribuições do pensamento feminista para a articulação dessas instituições educacionais com as demandas de seu território, com o cuidado do mundo.
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