Epistemologias feministas, cuidado e educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15612

Palavras-chave:

Educação profissional, Epistemologia feminista, Cuidado, Psicologia do Trabalho, Economia Solidária

Resumo

O artigo é um ensaio teórico-prático, que busca relacionar as epistemologias feministas com o campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A discussão teórica é articulada com a análise de experiências de ensino no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O conceito de cuidado é tomado como fio condutor para uma elaboração epistemológica feminista da EPT, que considere os seguintes pontos: a ampliação da concepção de trabalho na educação profissional para além do âmbito produtivo, incluindo também a questão do trabalho reprodutivo no neoliberalismo; a ampliação das concepções de técnica, ciência e tecnologia nesse mesmo sentido feminista, em uma perspectiva ética e corporificada; o cuidado na relação professora-estudantes; e, por fim, as contribuições do pensamento feminista para a articulação dessas instituições educacionais com as demandas de seu território, com o cuidado do mundo.

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Biografia do Autor

Etiane Araldi, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Psicóloga (UFRGS), Mestra em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Doutora em Psicologia Social (UERJ), Pós-Doutoranda em Psicologia (UFF) e professora EBTT no IFRJ Campus Niterói.

Marcia Oliveira Moraes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Lancaster University (2009/2010). Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

20/08/2024

Como Citar

ARALDI, Etiane; OLIVEIRA MORAES, Marcia. Epistemologias feministas, cuidado e educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15612, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15612. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15612. Acesso em: 25 ago. 2024.

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