Instrumentalização de recursos da natureza mediados pela arte
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15511Palavras-chave:
Instrumentalização; Ensino tecnológico; Prática educativa; Artes.Resumo
Integrar o currículo com a diversidade da vida é uma necessidade das instituições de ensino. Diante disso, o presente estudo emergiu com o intuito de descrever uma experiência de prática sobre a conservação da biodiversidade amazônica, mediada pela arte e instrumentalizada com recursos da natureza para proporcionar o aprendizado de estudantes de pós-graduação em ensino tecnológico. Sobre a metodologia adotada, trata-se de um estudo com abordagem qualitativa descritiva, tendo sua análise de dados fundamentada na técnica Kozel para a interpretação de mapas mentais, cuja fundamentação teórica se baseia na fenomenologia da percepção e na análise bakhtiniana do discurso. Os resultados obtidos revelaram que é possível tecer representações do vivido por meio da arte em uma prática de campo.
Downloads
Referências
ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira; ALENCAR, Sergio Vicente. A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 349-365, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/C5Jm7tRkLDLFbwbFS5bSc4z/?format=html&lang=pt. Acesso em 20 dez. 2022.
ANDRADE, Marcelo Leandro Feitosa; MASSABNI, Vânia Galindo. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.
ALECRIM, Bruno Bufuman; MENDES, Isabella Marcela Teixeira Laborda; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. A tecnização e suas contribuições para o ensino tecnológico. In: II SIMPÓSIO PROCESSOS CIVILIZADORES NA PANAMAZÔNIA, 2., 2021, Manaus.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1ª ed. 3ª reimpressão. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2020.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2019.
BARRETO, Lais Cássia Monteiro de Souza; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira: AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Guia para instrumentalização de trilhas interpretativas numa perspectiva de ensino e aprendizagem. Curitiba: CRV, 2019.
BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contesto da educação tecnologia. 4 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC. 2014.
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 15 DE JUNHO DE 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário da União. nº 116, Seção 1, págs. 70-71 de 18 de junho de 2012.
CACHAPUZ, Antônio Francisco. Arte e ciência no ensino das ciências. Interacções, v. 10, n. 31, 2014. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6372. Acesso em 23 dez. 2022.
CACHAPUZ, António Francisco. El legado de Leonardo. Educación química, Ciudad de México, v. 22, n. 3, p. 198-202, 2011. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2011000300003. Acesso em 22 dez. 2022.
CAPECHE, Cláudio Lucas; MACEDO, José Ronaldo de; MELO, Adoildo da Silva. ANJOS, Lúcia Helena Cunha dos. Parâmetros Técnicos Relacionados ao Manejo e Conservação do Solo, Água e Vegetação - Perguntas e Respostas. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004 (Comunicado Técnico, 28).
COLOR, Munsell (Ed.). Munsell soil color charts. Munsell Color, 2000.
DA SILVA, Ana Paula Miranda; SILVA, Maria Francilene Souza; RODRIGUES DA ROCHA, Francinalda Maria; DE ANDRADE, Ivanilza Moreira. Aulas práticas como estratégia para o conhecimento em botânica no ensino fundamental. Holos, [S. l.], v. 8, p. 68–79, 2016. DOI: 10.15628/holos.2015.2347. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2347. Acesso em: 16 dez. 2022.
DEMO, Pedro. Educação e Alfabetização Científica. Campinas, SP; Papirus, 2010.
FRANZINELLI, Elena; IGREJA, Hamilton. Sítios geológicos e Paleontológicos do Brasil. Brasília: CPRM, p. 1-20, 2013.
KLEIN, Danieli Regina; CANEVES, Fernanda Cristina Sanches; FEIX, Angela Regina; GRESELE, Jizéli Fonseca Parreira; WILHELM, Elizane Maria de Siqueira. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. EDUCERE-Revista da Educação, v. 20, n. 2, p. 279-299, 2020. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7439. Acesso em: 20 dez. 2022.
KOZEL, Salete (org). Mapas mentais: dialogismo e representações. Curitiba: Appris, 2018.
LEMOS, Raimundo Costa. de; SANTOS, Raphael Davi. dos. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 3.ed. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; Rio de Janeiro: EMBRAPACNPS, 1996.
MARQUES, Jean Dalmo; BATISTA Brian Kelley Lima; LEÃO; Jean Dinelly; TOKUSATO, Tais Tiyoto; OLIVEIRA, Fernanda Miranda de. Concepção ambiental de educadores ambientais em unidade de conservação. Revista Brasileira de Educação Ambiental. No prelo.
MARQUES, Jean Dalmo; BOTELHO, Juvenal Severino. O ensino de solo na geografia a partir da prática de campo. Revista de Estudos e Pesquisa sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, Edição Especial, e098620, 2020.
MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira; BARRETO, Lais Cássia Monteiro de Souza; MARQUES, Elizane Moura de Araújo. Trilhas interpretativas em unidade de conservação: espaço pedagógico para o ensino de ecologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 2, 22 abr. 2021.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto R. de Moura. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
MOREIRA, Marco Antonio. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
NOTARE, Márcia; BASSO, Marcus Vinícius de Azevedo. Gênese Instrumental Pessoal e Conceitos Matemáticos em Processo de Criação com o GeoGebra. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, 2017.
OLIVEIRA, Alexandre Nicolette Sodré; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira. Aula de campo no ensino de solos. Revista de Estudos e Pesquisa sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico – EDUCITEC, v. 3, n. 5, p. 33-47, 2017.
POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Angel Gomes. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.
SANTOS, Raphael Davi dos; SANTOS, Humberto Gonçalves dos; KER, João Carlos; ANJOS, Lúcia Helena Cunha dos; SHIMIZU, Sérgio Hideite. Manual de Descrição e Coleta de Solo no Campo. 7.ed. rev. ampl. Viçosa: MG. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
TUAN, Yi-Fu [1930]. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.
UNESCO. Marco da educação 2030: Declaração de Incheon. Incheon, Coréia do Sul: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_por?posInSet=2&queryId=c76304c9-a1b8-42d1-9be6-12709995e02e. Acesso em: 20 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.