O uso de tecnologias digitais no ensino híbrido: O processo de formação continuada dos técnicos educacionais no Estado de Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15220

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação Continuada, Ensino Híbrido, Tecnologias Digitais.

Resumo

Este relato aborda a oferta de um curso de capacitação em serviço promovido pelo Centro Estadual dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR). O objetivo foi relatar a influência do ensino híbrido, associado ao uso das tecnologias digitais, na formação continuada dos profissionais da educação em escolas indígenas. Utilizando o WhatsApp, cartões interativos e outras ferramentas digitais, o curso contou com a participação de secretários e auxiliares de secretaria indígenas de seis municípios em Roraima. A oferta de cursos no formato híbrido mostrou-se relevante devido ao difícil acesso e baixa conectividade em áreas indígenas. Destacou-se o esforço e a dedicação dos povos indígenas em participar do processo formativo, além da adaptabilidade a propostas metodológicas inovadoras propostas.

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Biografia do Autor

Monique Mirella Cezário D’Ávila, Estudante de mestrado ProfEPT/IFRR

Nestranda no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFRR (2021). Possui especialização em Educação na Cultura Digital pela UFRR (2016) e Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES (2023). É Graduada em Administração pela Universidade Federal de Roraima- UFRR (2011). Atualmente é Gerente de Projetos Pedagógicos e formadora do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima-CEFORR. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Administração, Ensino e Gerenciamento de Projetos Pedagógicos e Cursos de Formação Continuada atuando na Educação Profissional nas áreas de Gestão e Secretaria.

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Publicado

06.09.2025

Como Citar

D’ÁVILA, Monique Mirella Cezário; SBARAINI, Fabiana Leticia. O uso de tecnologias digitais no ensino híbrido: O processo de formação continuada dos técnicos educacionais no Estado de Roraima. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e15220, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15220. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15220. Acesso em: 28 set. 2025.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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