AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6308

Resumo

Este estudo investiga os principais atributos para avaliar a qualidade institucional dos serviços educacionais oferecidos aos alunos dos cursos técnicos a distância realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano em parceira com a Rede e-Tec a luz dos modelos SERVQUAL desenvolvidos por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985, 1988); SERPERF desenvolvidos por Cronin e Taylor (1992) e HEdPERF desenvolvido por Firdaus (2005, 2006). Sob a forma de estudo de caso, os resultados obtidos através de entrevistas semiestruturadas, foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977), a partir de oito categorias a priori foram identificadas 18 subcategorias que emergiram do texto transcrito das narrativas dos entrevistados, especificando os atributos de satisfação e qualidade dos serviços na instituição pesquisada. Conclui-se que a junção dos modelos proposta permite verificar e avaliar as discrepâncias existentes na qualidade dos serviços oferecidos, identificar as prioridades para se alcançar a satisfação dos clientes, mostrando ser uma ferramenta útil para orientar os gestores na elaboração de estratégias competitivas e de melhoria contínua.

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Biografia do Autor

César Cândido de Brito, IF GOIANO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

César Cândido de Brito, graduado em Administração de Empresas, Pós-graduado em Controladoria e Finanças pela PUC (GO), Pós-graduado em Tutoria em EaD pela Universidade Cândido Mendes (RJ), MBA em Gestão Empresarial pela FVG (RJ) e Mestrando em Gestão Pública pela UnB (DF). Professor Universitário a mais de 10 anos ministrando aulas na área de gestão: Administração Financeira e Orçamentária, Qualidade, Empreendedorismo, Teoria Geral da Administração.

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Publicado

26/08/2018

Como Citar

BRITO, César Cândido de. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e6308, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.6308. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6308. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS