Juventude e Educação Profissional e Tecnológica

o IFNMG/Salinas na socialização juvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14891

Palavras-chave:

Juventude, Educação, EPT, EMI

Resumo

O presente artigo discute as relações entre juventude e educação, problematizando o lugar que a EPT ocupa na socialização dos estudantes EMI do IFNMG/Salinas. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, adotando-se os procedimentos de revisão bibliográfica e aplicação de um questionário aos estudantes do EMI do IFNMG/Salinas, estruturados a partir de um estudo exploratório e descritivo. Os jovens desejam que a escola melhore seu aprendizado e seu conhecimento, mas também querem fazer amigos, estimular o desenvolvimento pessoal e aprender a lidar melhor com suas emoções. Entender como a escola é vista pelos jovens e quais as perspectivas deles em relação a ela, é fundamental para a construção de uma educação pautada na formação humana integral.

 

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Biografia do Autor

Bergston Luan Santos, IFNMG-Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Montes Claros

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Montes Claros e especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela mesma instituição. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professor de História no Instituto Federal Norte de Minas Gerais-IFNMG. Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG em Educação e Inclusão Social. Atualmente é professor EBTT no Ensino Integrado e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) atuando na linha de Organização, História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica EPT. Tem experiência na área de História em pesquisas sobre Ensino de História e Currículo, Jogos Digitais e Aprendizagem Histórica; Teoria da Tecnologia e da Educação, Lúdico e Ludicidade em contextos educacionais.

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

CASTRO, Renata Xavier; SANTOS, Bergston Luan. Juventude e Educação Profissional e Tecnológica: o IFNMG/Salinas na socialização juvenil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14891, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14891. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14891. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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