Produção Acadêmica em Cursos de Licenciatura

Comparação entre uma Universidade Tecnológica e uma Clássica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14409

Palavras-chave:

Universidade tecnológica, Universidade clássica, Licenciatura, Produção acadêmica

Resumo

O presente estudo tem como objetivo comparar o modelo de universidade através da produção acadêmica de docentes dos cursos de licenciatura de uma universidade tecnológica com os de uma universidade clássica. Trata-se de um estudo comparado. O corpus de pesquisa foi conformado por currículos disponíveis na Plataforma Lattes de 1.017 docentes dos cursos de licenciatura da UFPR e da UTFPR, considerando o período entre 2013 e 2017. Para análise dos dados levantados foi utilizado o processo DCBD. Constatou-se que a produção dos docentes dos cursos de licenciatura da UFPR é mais consistente e qualificada. A questão temporal e a pesquisa consolidada explicam o resultado. Conclui-se que a UTFPR está muito próxima do modelo clássico de universidade.

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Biografia do Autor

Luiz Marcelo de Lara, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014), possui especialização em Atividade Física e Saúde pela Faculdade Dom Bosco, possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000). É professor colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e professor da Instituição de Ensino Superior Santana.Proprietário e Coordenador da Escola de Futebol do Clube Atlético Paranaense durante 8 anos. Coordenador de educação física da Sociedade Educacional Professor Altair Mongruel - Colégio SEPAM. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, tecnologia, saúde, futebol e sociologia.

Celso Bilynkievycz dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorado em Engenharia da Produção (2016) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Área de Concentração: Gestão Industrial: Gestão de recursos humanos para o ambiente produtivo / Gestão de pessoas e qualidade de vida no ambiente produtivo; Mestrado em Engenharia da Produção (2007) pela UTFPR - Área de Concentração: Gestão Industrial; Linha de Pesquisa: Gestão do Conhecimento e Inovação - Planejamento e Gestão da Tecnologia da Informação; Especialização em Administração de Banco de Dados (2004) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Especialização em Ciências do Esporte (2003) pela UEPG, Graduando em Licenciatura em Computação no Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Graduado em Licenciatura Plena (Bacharelado e Licenciatura) em Educação Física (2001) pela UEPG, Técnico em Eletrônica (1996) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), Técnico em Química (1992) pelo Colégio Estadual Prof. Von Borell Du Vernay, Técnico em Mecânica Automotiva (1990) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), nas Comissão de Softwares: Multimídia, SQL e Metadados (2002-2005). Membro dos Conselhos Superiores da UEPG: Conselho Administrativo (CA) e Conselho Universitário (CONUNIV) (2006-2008). Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UEPG (2005-2006/ 2012-2015); Membro da Comissão de Ética em Pesquisa (COEP) da UEPG (2010-2012). Membro da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório de Agentes Universitários da UEPG (2010-2012). Diretor da Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT) da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) da UEPG (2018-2019). Atualmente é Agente Universitário - Técnico em Assuntos Universitário (TAU). Tem experiência em: Manutenção de Equipamentos Médicos-Odontológicos-Hospitalares e de Pesquisa (1992-2020); Instrumentação e Biomecânica; Metodologia e Técnicas de Computação, com ênfase em Banco de Dados, Mineração de Dados (Data Mining) e Ciência de Dados.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

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Publicado

09/11/2023

Como Citar

LARA, Luiz Marcelo de; SANTOS, Celso Bilynkievycz dos; PILATTI, Luiz Alberto. Produção Acadêmica em Cursos de Licenciatura: Comparação entre uma Universidade Tecnológica e uma Clássica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14409, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14409. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14409. Acesso em: 23 abr. 2024.

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