Práticas de ensino da Educação Profissional: implicações da articulação com o mundo do trabalho no contexto do CETEP Bacia do Rio Corrente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10929

Palavras-chave:

Educação profissional, Mercado de Trabalho, Prática pedagógica.

Resumo

Essa pesquisa apresenta um recorte dos dados extraídos e selecionados a partir dos questionários aplicados a docentes, cuja análise foi trabalhada com base na pesquisa qualitativa e segundo uma orientação metodológica que se aproxima do Materialismo Histórico Dialético, fundamentada no pensamento dos teóricos: Carvalho (2008), Fígaro (2008), Machado (2008), Marcelo (2009), Melo (2010), Meszáros (2005), Ramos (2008). A real concepção de mundo do trabalho é o grande diferencial para a efetivação de uma educação profissional integrada de qualidade. A percepção do docente deve estar atrelada a alguns pressupostos diretamente relacionados à Articulação com o Mundo do Trabalho presente na Educação Profissional da Bahia: formação integral, mundo do trabalho e saber.

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Biografia do Autor

Liliane Borba Castro, Secretaria de Educação do Estado da Bahia SEC-BA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.-UESB Licenciada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação - FACITE. Especialista em Gestão da Educação Profissional pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professora efetiva de Língua Portuguesa da Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Gestora do Centro Territorial de Educação Profissional do Território da Bacia do Rio Corrente - CETEP, desde 2012.

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação (UFMG). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia PPGEd/UESB.

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Publicado

28/10/2021

Como Citar

CASTRO, L. B.; CUNHA JÚNIOR, A. S. Práticas de ensino da Educação Profissional: implicações da articulação com o mundo do trabalho no contexto do CETEP Bacia do Rio Corrente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e10929, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10929. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10929. Acesso em: 29 jan. 2023.

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