O trilhar da Licenciatura em Matemática na Rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14302

Palavras-chave:

Rede EPT, Formação de professores, Educação Matemática, Mapeamento

Resumo

Propõe-se neste artigo compreender como a rede de EPT tem contribuído para a formação de professores de Matemática na região do nordeste brasileiro, a partir de um mapeamento dos cursos ofertados nesta rede. Foi traçado um contexto histórico sobre a rede, alicerçando as compreensões sobre trabalho e educação profissional para compreender a relação dialógica e dialética entre eles. O levantamento foi realizado principalmente no sistema e-MEC e em dados do Censo do INEP. Categorizou-se os cursos por estado, instituição, quantidade e modalidade de ensino. É possível apontar que a carga horária destinada aos processos formativos é bem maior que a carga mínima exigida e a oferta dos cursos de licenciatura em Matemática por essa rede atende a proposições de ampliação do número de professores nas diversas cidades dos estados.

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Biografia do Autor

Efraim de Alcântara Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Licenciado e Mestre em Matemática e Bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFERSA. Especialista em Matemática pela FIJ. Atua como professor no ensino básico e no ensino superior. Tem experiência na educação à distância como tutor e professor. Atualmente é professor no IFCE e na UFERSA (bolsista UAB).

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Publicado

18.11.2024

Como Citar

MATOS, Efraim de Alcântara; MORAIS, Marcelo Bezerra de. O trilhar da Licenciatura em Matemática na Rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14302, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14302. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14302. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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