Aprendizagem baseada em problemas, por pares e Role Playing:

uma abordagem no ensino técnico subsequente em meio ambiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14154

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas; , Comitê de bacia hidrográfica; , ensino técnico; , intervenção pedagógica;

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma Proposta de Intervenção Pedagógica (PIP) realizada no período de pandemia de COVID-19, que impulsionou a adaptação das aulas para o ambiente remoto. A atividade aconteceu em uma turma do Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente do IFPB, Campus Cabedelo, utilizando Metodologias Ativas com o propósito de simular uma reunião de Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Paraíba. A PIP além de ser uma atividade prática, também teve o caráter interdisciplinar, pois integrou várias disciplinas presentes na matriz do curso. Desse modo, constata-se que a PIP incentivou os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, além de aproximar aos discentes a vivência de atividades inerentes ao trabalho de um técnico em Meio Ambiente

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Publicado

09.09.2025

Como Citar

SILVA, Ana Lígia Chaves; OUVERNEY, Jamylle Reboucas. Aprendizagem baseada em problemas, por pares e Role Playing: : uma abordagem no ensino técnico subsequente em meio ambiente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e14154, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.14154. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14154. Acesso em: 22 set. 2025.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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