Experiências e prospecções do letramento audiovisual no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia E Educação – campus Santos Dumont

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14119

Palavras-chave:

Cinema e Educação, Letramento Audiovisual, Literacia Midiática.

Resumo

Este artigo objetiva a­presentar a importância do letramento audiovisual para o desenvolvimento de uma educação emancipatória, visto que a pandemia do novo coronavírus evidenciou o quanto as competências midiáticas são pouco desenvolvidas no Brasil. Com base nisso, discute-se não só o termo literacia, como também a construção histórica do conceito de literacia midiática ou educação para a mídia, através de teóricos da educação e da Declaração de Grunwald. Apoiado em ideias do filósofo Vilém Flusser, há a defesa da importância do desenvolvimento das competências midiáticas no contexto da educação técnica e tecnológica, com um breve panorama da educação técnica no Brasil, que acarreta a criação dos Institutos Federais. Por fim, analisa-se as experiências com letramento audiovisual ocorridas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Santos Dumont, prospectando o potencial para desenvolvimento de projetos de extensão que promovam a experimentação cinematográfica para estudantes.

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Biografia do Autor

João Gabriel Rabello Silva, "Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Sudeste de Minas Gerais""Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro"

Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea pelo Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Sudeste de Minas Gerais (2021). Tem experiência na área de Artes e Educação, com ênfase em Cinema.

Priscila Júlio Guedes Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Campus Juiz de Fora)

Possui graduação em Língua Portuguesa (2006) e em Língua Espanhola (2010) pela Universidade Federal de Juiz de Fora . Possui também doutorado (2015) e mestrado (2009) em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É professora de Língua Portuguesa e Espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Campus Juiz de Fora).

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Publicado

02/10/2024

Como Citar

RABELLO SILVA, João Gabriel; JÚLIO GUEDES PINTO, Priscila. Experiências e prospecções do letramento audiovisual no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia E Educação – campus Santos Dumont. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e14119, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14119. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14119. Acesso em: 31 out. 2024.

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