Experiências e prospecções do letramento audiovisual no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia E Educação – campus Santos Dumont

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14119

Palavras-chave:

Cinema e Educação, Letramento Audiovisual, Literacia Midiática.

Resumo

Este artigo objetiva a­presentar a importância do letramento audiovisual para o desenvolvimento de uma educação emancipatória, visto que a pandemia do novo coronavírus evidenciou o quanto as competências midiáticas são pouco desenvolvidas no Brasil. Com base nisso, discute-se não só o termo literacia, como também a construção histórica do conceito de literacia midiática ou educação para a mídia, através de teóricos da educação e da Declaração de Grunwald. Apoiado em ideias do filósofo Vilém Flusser, há a defesa da importância do desenvolvimento das competências midiáticas no contexto da educação técnica e tecnológica, com um breve panorama da educação técnica no Brasil, que acarreta a criação dos Institutos Federais. Por fim, analisa-se as experiências com letramento audiovisual ocorridas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Santos Dumont, prospectando o potencial para desenvolvimento de projetos de extensão que promovam a experimentação cinematográfica para estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gabriel Rabello Silva, "Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Sudeste de Minas Gerais""Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro"

Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea pelo Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Sudeste de Minas Gerais (2021). Tem experiência na área de Artes e Educação, com ênfase em Cinema.

Priscila Júlio Guedes Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Campus Juiz de Fora)

Possui graduação em Língua Portuguesa (2006) e em Língua Espanhola (2010) pela Universidade Federal de Juiz de Fora . Possui também doutorado (2015) e mestrado (2009) em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É professora de Língua Portuguesa e Espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Campus Juiz de Fora).

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 6 Jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Brasília, 2010.

CARVALHO, Carolina et al. Literacia e ensino da compreensão na leitura. Interacções, v. 7, n. 19, 2011.

CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, e180963699, 2020.

COLOMBO, Irineu Mario. Escola de Aprendizes Artífices ou Escola de Aprendizes e Artífices?. Educar em Revista, v. 36, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/zXWJRxQDDnRGSdjhGzGr3FR/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2021.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Ubu Editora LTDA-ME, 2018.

IF SUDESTE MG. Ensino Remoto Emergencial é aprovado pelo Conselho Superior do IF Sudeste MG. IF SUDESTE MG, Juiz de Fora, 31 ago. 2020. Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/noticias/reitoria/ensino-remoto-emergencial-e-aprovado-pelo-conselho-superior-do-if-sudeste-mg. Acesso em: 03 jul. 2021.

IF SUDESTE MG. Conselho Superior do IF Sudeste MG. Resolução Nº 15/2020, de 21-05-2020. Dispõe sobre a suspensão das aulas presenciais e calendário acadêmico. Juiz de Fora: Reitoria, 2020. Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/noticias/reitoria/ensino-remoto-emergencial-e-aprovado-pelo-conselho-superior-do-if-sudeste-mg/resoluo_consu_15-2020-2.pdf. Acesso em: 03 jul. 2021.

IF SUDESTE DE MG. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA FERROVIÁRIA E METROVIÁRIA. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Santos Dumont, Santos Dumont, 2017.

INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. A política pública, o modelo institucional e a educação profissional e tecnológica. 2013. Disponível em: https://dtic.ifsc.edu.br/wp-content/blogs.dir/12/files/2013/05/apresentacao_aguilar_parte1-1.pdf. Acesso em: 5 Jul. 2021.

MENDES, João Maria. Cultura narrativas dominantes: o caso do cinema. Universidade Autónoma de Lisboa, 2009.

MIGLIORIN, Cezar. Cinema e escola, sob o risco da democracia. Revista Contemporânea de educação, v. 5, n. 9, p. 107-113, 2011.

NAPOLITANO, M. Cinema: experiência cultural e escolar. In: TOZZI, D. (org.) Caderno de cinema do professor: dois. São Paulo: FDE, 2009, p. 10

OLIVEIRA, Raquel Mignoni de; CORRÊA, Ygor; MORÉS, Andréia. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 5, p. e020028-e020028, 2020.

OLIVEIRA, Pedro Ivo de. Organização Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus. Agência Brasil, Brasília, 11 mar. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/organizacao-mundial-da-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 01 jul. 2021.

OLENDER, Mônica CH Leite. UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL: A CRIAÇÃO DO “bacharelado em conservação e restauração do patrimônio industrial-área de concentração: bens culturais ferroviários” em Santos Dumont-MG. 2011. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/VI_coloquio_t2_uma_nova_perspectiva.pdf. Acesso em 15 Jul. 2021.

PROVA ESCRITA. Direção: LUIZ GUSTAVO FERRAZ. Outros Olhos Filmes. SEABRA-BA: Canal Futura, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4a8myLx-Ty0. Acesso em 30/07/2021.

PINTO, Priscila J. G.; OLIVEIRA, Tiago A. F.; ASSUNÇÃO, Arthur N.; VIEIRA, Sarah M. Projeto CINE IF SUDESTE-MG: um relato de experiência. Juiz de Fora: Anais II Congresso Internacional sobre Competência Midiática, 2017. Disponível em: https://cicom.observatoriodoaudiovisual.com.br/p/anais.html. Acesso em: 10 jul. 2021.

SANTANA, Daniela; MARAGON, Camila. SOARES, Matheus. O desenvolvimento da competência midiática através do Laboratório de Audiovisual: relato de experiência. Juiz de Fora: Anais II Congresso Internacional sobre Competência Midiática, 2017. Disponível em: https://cicom.observatoriodoaudiovisual.com.br/p/anais.html. Acesso em: 10 jul. 2021.

SETEC. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: Concepção e Diretrizes. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12503&Item id=841. Acesso em: 8 Jul. 2021.

SOARES, Osmar de Oliveira. A articulação entre Educomunicadores e Mídia-Educadores: no contexto da reforma curricular do ensino básico (BNCC), no Brasil. Juiz de Fora: Anais II Congresso Internacional sobre Competência Midiática, 2017. Disponível em: https://cicom.observatoriodoaudiovisual.com.br/p/anais.html. Acesso em: 10 jul. 2021.

SPERB, P.; TOLEDO, M.; VALADARES, J.; CANOFRE, F.; GARCIA, D.; BARAN, K.;

BOLDRINI, A.; MAISONNAVE, F. Todos os estados cancelam aulas na rede pública estadual. Folha de São Paulo, São Paulo, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/03/mais-da-metade-dos-estados-cancela-aulas-na-rede-publica.shtml. Acesso em: 01 jul. 2021.

TRINTA, Aluizio T. Literacia em suas origens (Concepções de Richard Hoggart e Marshall McLuhan). Juiz de Fora: Anais II Congresso Internacional sobre Competência Midiática, 2017. Disponível em: https://cicom.observatoriodoaudiovisual.com.br/p/anais.html. Acesso em: 10 jul. 2021.

UNESCO. GRUNWALD DECLARATION ON MEDIA EDUCATION. Unesco: Grunwald, Alemanha, 22 jan. 1982. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/theme_media_literacy_grunwald_declaration.pdf. Acesso em: 03 jul. 2021.

Downloads

Publicado

02/10/2024

Como Citar

RABELLO SILVA, João Gabriel; JÚLIO GUEDES PINTO, Priscila. Experiências e prospecções do letramento audiovisual no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia E Educação – campus Santos Dumont. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e14119, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14119. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14119. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.