Uma reflexão acerca das necessidades formativas dos professores que atuam na educação profissional diante dos desafios da inclusão
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13208Palavras-chave:
Educação profissional, Educação inclusiva, Saberes docentes.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as necessidades formativas dos professores que atuam na educação profissional diante dos desafios da inclusão. O estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida com professores que atuam educação profissional em Goiás. Para discutir essa temática, foi realizada uma revisão bibliográfica. A partir da caracterização dos saberes docentes, o texto traz uma abordagem sobre a educação inclusiva, apresenta um histórico sobre a educação profissional e reflete sobre a necessidade de formação desses professores. Os resultados apontam que a maioria dos docentes pesquisados não possui uma formação pedagógica, reconhecem a dificuldade para lidar com alunos com deficiência e destacam a necessidade de apoio das instituições.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição Federal (1937). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado 1937.
BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado 1988.
BRASIL. Decreto nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Brasília, DF: Senado 1942.
BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Senado 1997.
BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Senado 2004.
BRASIL. Decreto nº 6.986, de 20 de outubro de 2009. Regulamenta os arts. 11, 12 e 13 da Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, para disciplinar o processo de escolha de dirigentes no âmbito destes Institutos. Brasília, DF: Senado 2009.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado 1961.
BRASIL. Lei nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB. Brasília, DF: Senado 1971.
BRASIL. Lei nº 7.044, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. Brasília, DF: Senado 1982.
BRASIL. Lei 8.213, de 24 de julho de 1991. Sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e outras providências. Brasília: Senado Federal, 1991.
BRASIL. Lei nº 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica implementa os CEFET - Centros Federais de Educação Tecnológica. Brasília: Senado Federal, 1994.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e base da educação nacional – LDB. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf . Acesso em: 08 out 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Resolução n. 4 de 13 de julho de 2010. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ rceb004_10.pdf. Acesso em 07 out 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica: Série histórica e avanços institucionais 2003-2016. Brasília, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=133961-relatorio-memorial-setec-2003-2016-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em 08 out 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Estratégias e orientações para a educação de alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem associadas às condutas típicas. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001922.pdf. Acesso em 07 out 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Dez. 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 11 Fev. 2021.
CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco de. Educação Profissional no Brasil: síntese história e perspectivas. São Paulo: Senac São Paulo, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Modelos ou modos de produção: dos conflitos às soluções. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 29, n. 147, p. 7-14, out./nov./dez. 1999.
KUENZER, Acácia Zeneida. As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações. Educar, Curitiba, ed. especial, p. 43-69, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.299
LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa; LIMONTA, Sandra Valéria. Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: PUC Goiás, 2011.
MANICA, L. Elisete; CALIMAN, Geraldo. Inclusão das pessoas com deficiência na educação profissional e no trabalho. Jundiaí, Paco Editorial: 2015.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A Educação Especial no Brasil: da Exclusão à Inclusão Escolar. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade LEPED/UNICAMP, 2002. Disponível em: http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/nt/ta1.3.htm. Acesso em: 14 Jan. 2021
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: o que É? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna, 2015.
MATHIAS, Maíra. Quem é o docente da educação profissional? Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), 16 Ago 2011. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/quem-e-o-docente-da-educacao-profissional. Acesso em 06 Fev 2021.
MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. [recurso eletrônico] / Dante Henrique Moura. – Dados eletrônicos (1 arquivo: 586 kilobytes). – Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. - (Coleção formação pedagógica, v. 3)
MOSQUERA, J. J. M; STOBAUS, C. D. Professor, personalidade saudável e relações interpessoais: por uma educação da afetividade na educação especial. In: MOSQUERA, J. J. M; STOBAUS, C. D. Educação especial: em direção à educação inclusiva. 2. Ed. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2004.
OLIVEIRA, M. K. O pensamento de Vygotsky como fonte de reflexão sobre a educação. Caderno do Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES. Campinas, n. 35, jul. 2000.
ORRÚ, Sílvia Ester. O Re-inventar da Inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis: Vozes, 2017.
PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
SACRISTÁN, José Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (org.). Profissão professor. 2. ed. Portugal: Porto, 2003. p. 63-92.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.