A efetividade da implantação do ensino remoto com as disciplinas organizadas em ciclos no Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12739

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ensino Médio Integrado, Organização em Ciclos, Permanência e Êxito

Resumo

O ensino remoto no IFFar- Campus São Vicente do Sul foi implantado de forma emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a necessidade de reorganização do ensino e do reflexo nos resultados de permanência e êxito dos estudantes nos Cursos Técnicos Integrados, a partir da estratégia de distribuição de disciplinas em ciclos. Essa proposta foi elaborada após diálogo constante com estudantes, familiares e docentes pelo Setor de Assessoria Pedagógica. Como resultado, é possível observar que foi positiva essa organização, favorecendo a qualidade do trabalho docente e promovendo a motivação para os estudantes seguirem os seus estudos e alcançarem o êxito ao final do ano letivo de 2020.

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Biografia do Autor

Itagiane Jost, Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul

Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuação como pedagoga no Instituto Federal Farroupilha -Campus São Vicente do Sul, desde o ano de 2010. Atuação aos Cursos Técnicos Integrados, no processo de ensino e aprendizagem, metodologia, avaliação e nas estratégias de permanência e êxito de estudantes.

Lidiane Bolzan Druzian, Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul

Graduação em Pedagogia-Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Pós Graduação "lato sensu"- Especialização em Pedagogia Gestora: Orientação, Supervisão e Administração Escolar pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (2005) e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana (2019). Trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

Neiva Lílian Ferreira, Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul

Graduada em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia pela Universidade da região da Campanha - URCAMP Alegrete. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e matemática pela UFN. Doutoranda em Ensino de ciências e Matemática na UFN.

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Publicado

26/08/2022

Como Citar

JOST, Itagiane; DRUZIAN, Lidiane Bolzan; FERREIRA, Neiva Lílian. A efetividade da implantação do ensino remoto com as disciplinas organizadas em ciclos no Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e12739, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12739. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12739. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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