Iniciação científica como caminho para a emancipação do aluno vinculado ao Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12031

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Pesquisa, Iniciação Científica.

Resumo

O presente trabalho analisa, sob uma revisão literária no campo educacional, conceitos envoltos do Ensino Médio Integrado, da pesquisa como princípio pedagógico e da Iniciação Científica, a fim de relacioná-los com a (trans)formação de estudantes em pesquisadores potenciais, no cenário da Educação Profissional e Tecnológica. A opção metodológica é qualitativa, básica, exploratória, com procedimentos bibliográfico e documental. Destacam-se as modalidades de Iniciação Científica, ou seja, como componente curricular, programa institucional e política pública, que tendem a provocar bons impactos ao aluno em seus processos de ensino e aprendizagem, a exemplo da vontade de aprender, inquietude, criticidade e autonomia e, por conseguinte, sua emancipação.

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Biografia do Autor

Altino Farias de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Campus Rio Branco.

Richarles de Araújo Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Campus Rio Branco.

Regiane de Souza Oliveira Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Campus Rio Branco.

Priscila Ferreira Wolter, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutoranda em Sanidade e Produção Animal (UFAC). Mestre em Ciência, Inovação e Tecnologia (UFAC). Graduada em Ciências Biológicas (UNINORTE). Professora de Ciências da Secretaria Estadual de Educação do Acre.

Mário Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFAC/Campus Rio Branco. Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE). Mestre em Desenvolvimento Regional (UFAC). Graduado em Ciências Econômicas (UFAC).

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Publicado

05/04/2022

Como Citar

MORAIS, Altino Farias de; SOUSA, Richarles de Araújo; FARIAS, Regiane de Souza Oliveira; WOLTER, Priscila Ferreira; LOBÃO, Mário Sérgio Pedroza. Iniciação científica como caminho para a emancipação do aluno vinculado ao Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12031, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12031. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12031. Acesso em: 21 dez. 2024.

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