Escolas inovadoras: percepções sobre aprendizagem e objetivos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11851Palavras-chave:
Escola, Inovação, Aprendizagem, Objetivos PedagógicosResumo
As sociedades e suas instituições estão em constante transformação. Neste bojo, sobremodo no contemporâneo, a escola tem sido tensionada por novas abordagens. Correntemente, esta relação é constituída por antagonismo entre uma escola que se percebe como “tradicional”, de matriz moderna e uma outra “inovadora”, que oferece propostas de novas roupagens dessa institucionalidade. Este artigo tem por objetivos identificar e analisar as características de escolas inovadoras quanto aos sentidos que atribuem à aprendizagem e os objetivos pedagógicos. Para isso, realizou-se análise de conteúdo de uma série documental com 12 experiências de escolas que se reconhecem e são reconhecidas como inovadoras, em 8 países. Dessa forma, os resultados apresentados são a descrição de 28 de suas características – sendo 18 descritoras de sentidos para a aprendizagem, e 10 de objetivos pedagógicos.Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo.(3ª Ed.) Edições 70, 2004.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32,1999.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor).. Projeto Âncora. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 51’32’’. Canal Futura [Documentário], 2016a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kE6MlnwML8Y&t=2565s. Acesso em: 10 fev. 2020.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor).. Bath Studio School. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 50’38’’. Canal Futura [Documentário], 2016b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QFyDWb3z0Ks&t=3s Acesso em: 10 fev. 2020.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Escola Nave. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 50’30’’. Canal Futura [Documentário], 2016c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c1gYpLIoYis&t=4s Acesso em: 10 fev. 2020.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Colégio Fontán Capital. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 48’52’’. Canal Futura [Documentário], 2016d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z9Vg0T99Olw Acesso em: 10 fev. 2020.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). La Cecilia. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 48’20’’. Canal Futura [Documentário], 2016e. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z4qk6lklwTU Acesso em: 10 fev. 2020.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Riverside School. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 50’31’’. Canal Futura [Documentário], 2016f. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4otPjgKQktE&t=1408s Acesso em: 10 fev. 2020.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). High Tech High. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 50’52’’. Canal Futura [Documentário], 2016g. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rP6jVBKM1jA Acesso em: 10 fev. 2020.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Ørestad Gymnasium. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 48’51’’. Canal Futura [Documentário], 2016h. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BU4V_Un4vk4 Acesso em: 10 fev. 2020.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). E3 Civic High School. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 52,11’’.Canal Futura [Documentário], 2016i. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xfeST7u7nMY Acesso em: 10 fev. 2020.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Ross School. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 48’43’’. Canal Futura [Documentário], 2016j. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xMEd9iZNxVQ Acesso em: 10 fev. 2020.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Ritaharju School. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 51’35’’. Canal Futura [Documentário], 2016k. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vQpOAeYZqWU Acesso em: 10 fev. 2020.
RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Steve Job School. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 49’03’’. Canal Futura [Documentário], 2016l. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0FVM5Wv-DDU&t=2610s Acesso em: 10 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.